Currículo e hegemonia burguesa

uma análise do Programa Educação Empreendedora no Plano Ceará 2050

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9923

Keywords:

Neoliberalismo, Currículo, Educaçãoo, Politicas educacionais, Hegemonia

Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as recomendações presentes no Plano Ceará 2050 para as políticas curriculares educacionais cearenses, em prol da reprodução do projeto burguês na educação do estado cearense. A metodologia adotada é qualitativa, de caráter bibliográfica e documental. Na pesquisa bibliográfica, utilizam-se os escritos de Silva (2016); Young (2014), Libâneo (2010), Silva (2018), dentre outros autores que analisam a influência do currículo escolar como ferramenta ideológica da burguesia. Na pesquisa documental, os documentos lançados pelo Plano Ceará 2050, com destaque para o Programa Educação Empreendedora. Os resultados indicam que tais políticas e programas moldam o currículo e a formação de sujeitos voltados à produtividade e à lógica mercantil, em consonância com a ideologia neoliberal. Conclui-se que o currículo, como ferramenta estratégica, contribui para a reprodução das desigualdades sociais e para a consolidação da hegemonia burguesa no campo educacional.

Author Biographies

Jociene Araujo Lima, Universidade Estadual do Ceará/Doutoranda

Doutoranda em Educação e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação Intercampi em Educação e Ensino (PPGEEN); Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Intercampi Educação e Ensino (MAIE) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Educação e contemporaneidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Políticas Publicas (FAVENI) e Midias em educação (UERN); Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado Do Rio Grande do Norte(UERN). . Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado Educação e Sociedade (GESPEES/UERN/CNPq) desde de 2019. 

Cleidileny Ingrid Oliveira da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Doutoranda

Doutoranda em Educação (PROPRD/ UERJ), Mestre em Educação (POSEDUC/UERN). Especialista em FORMAÇÃO DE DOCENTES: EDUCAÇÃO INFANTIL, ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL (FAVENI). Especializanda em Docência em Educação Profissional e Tecnológica (IFRJ). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) enquanto bolsista durante os anos de 2018-2020. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas Currículo e Ensino (GEPCE/FE/UERN). Professora colaboradora dos projetos de extensão: "Math#275;matikós: Por um ensino crítico da matemática", "Práticas de Leitura e Escrita na Escola- PraLEE" e "UERN vai à escola: formação e acompanhamento da Gestão Escolar". 

Sirneto Vicente da Silva, UECE- Universidade Estadual do Ceará/Professor

Doutor em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC - 2023), na linha de pesquisa Educação, Estética e Sociedade. Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE - 2018) na linha de pesquisa Educação, Escola, Ensino e Formação Docente. Especialista em Coordenação Pedagógica (UFC - 2015) e Linguística Aplicada (FAS - 2009). Graduado em Pedagogia (UECE/FAFIDAM - 2002) e Língua Portuguesa (UVA - 2008). Realiza Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), sob a supervisão do Prof. Dr. Valdemarin Coelho Gomes (2025/2026). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), campus Limoeiro do Norte, atuando no curso de Pedagogia. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino (PPGEEN/UECE). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Ontologia Marxiana e Educação (UFC) e do Grupo de Pesquisas e Estudos Educação, Movimentos Sociais, Políticas Públicas e Diversidade (GPEEMPODERAR/UVA). Coordenador do Grupo de Estudos Alfabetização de Crianças, Formação de Professores e Psicologia Histórico-Cultural. Interesse de pesquisas: Trabalho e Educação, Reformas Educacionais, Políticas Públicas Educacionais, Formação de Professores, Avaliações Padronizadas, Gestão por Resultados e Educação Integral, ambos numa perspectiva marxista.

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Published

2025-12-18

How to Cite

Lima, J. A., Silva, C. I. O. da, & Silva, S. V. da. (2025). Currículo e hegemonia burguesa: uma análise do Programa Educação Empreendedora no Plano Ceará 2050. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 16(47). https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9923

Issue

Section

Dossiê: Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional