Políticas curriculares e infâncias amazônicas

entre a educação integral e o direito ao território na educação infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9895

Palabras clave:

Amazônia, Currículo, Educação Infantil, Educação Integral, Escuta das Crianças

Resumen

O artigo discute as interseções entre currículo, educação infantil e educação integral a partir de uma perspectiva crítica e situada, com ênfase nos contextos amazônicos. Fundamentado em revisão bibliográfica e documental, o texto problematiza os limites das políticas padronizadas, como a BNCC, e defende a valorização de currículos territorializados, construídos com base na escuta das crianças e no reconhecimento de seus modos de vida. Argumenta-se que a educação integral, no âmbito da infância, deve ser concebida como um projeto ético-político de formação humana, articulando tempos, espaços e experiências educativas plurais, comprometido com a justiça social. As análises consideram os marcos legais brasileiros, os aportes da sociologia da infância e as críticas à escolarização precoce, destacando o papel das práticas lúdicas e da formação docente como fundamentos para uma educação democrática e emancipatória.

Biografía del autor/a

Merianne da Silva Lima, Universidade do Estado do Amazonas

Doutoranda em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação na Amazônia - Rede Educanorte. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2022). Especialização em Metodologia de Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2016). Graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2008). Atuando na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino -SEDUC/AM como professora efetiva de Língua Portuguesa no município de Parintins/AM.

Roberto Sanches Mubarac Sobrinho, Universidade do Estado do Amazonas

Professor Titular da Universidade do Estado do Amazonas UEA. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2002), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), com aprofundamento de estudos em Sociologia da Infância pela Universidade do Minho, Portugal. Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas (2016). Professor Permanente do Mestrado em Educação e do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UEA e professor permanente do Doutorado em Educação na Amazônia, da rede Educanorte. Atualmente é Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEA.

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Publicado

2025-12-18

Cómo citar

Lima, M. da S., & Sobrinho, R. S. M. (2025). Políticas curriculares e infâncias amazônicas: entre a educação integral e o direito ao território na educação infantil. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 16(47). https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9895

Número

Sección

Dossiê: Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional