Desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular na Ilha de Marajó

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9997

Palabras clave:

Base Nacional Comum Curricular, Ensino Médio, Orientações curriculares, Plano de ação da escola, Ilha de Marajó

Resumen

Este artigo objetiva analisar as orientações curriculares sobre o Ensino Médio do estado do Pará e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola marajoara, lócus de uma pesquisa de doutorado, antes da vigência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e documentações atuais. Adotaram-se abordagem qualitativa e delineamento de pesquisa exploratória, e a escola lócus foi escolhida por ter o maior número de alunos matriculados em 2023, estar localizada no município marajoara com maior Índice do Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e apresentar os menores índices de pessoas extremamente pobres e pobres da Ilha de Marajó. A análise documental realizada revela que a política curricular que antecedeu a BNCC e a atual apresentam inconformidades com demandas sociais locais por ignorarem fatores sociais, culturais e econômicos dos povos originários marajoaras. O mesmo ocorre com o Plano de Ação da Escola (PAE) que orientava as atividades escolares do período diurno, dado que o PPP estava em construção e não havia PAE para o período noturno. Assim, os documentos atuais, desdobramentos da BNCC, desconsideram a epistemologia dos ribeirinhos e quilombolas e oferecem uma proposta de currículo que permanece alheia à realidade cultural e social marajoara.

Biografía del autor/a

Francisco Miguel da Silva de Oliveira, Secretaria de Educação do Estado do Pará

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), graduado em Pewdagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui Especialização em Psicologia da Educação, em Educação Especial na Perspectiva da Neurociência e em Fundamentos e Organização Curricular.Foi Secretário Municipal de Educação e presidente do Conselho Municipal de Educação de São Sebastião da Boa Vista, Marajó, Pará. É professor efetivo da Prefeitura Municipal de São Sebastião da Boa Vista, Marajó, Pará e professor de Filosofia do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) em um circuito localizado nos municípios de Muaná e São Sebastião da Boa Vista, Marajó, Pará. 

Monica Fürkotter, Unoeste

Doutora em Ciências (Matemática: Análise) e Mestre em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos, da Universidade de São Paulo, Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Rio Claro. Docente aposentada da Unesp, Campus de Presidente Prudente. Atualmente, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores (GPEA), da FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente, e Líder do Grupo de Pesquisa Contexto Escolar e Processo de Ensino Aprendizagem: ações e interações (CONTEPEA) da Unoeste. Editora da Revista Colloquium Humanarum da Unoeste.

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Publicado

2025-12-18

Cómo citar

Oliveira, F. M. da S. de, & Fürkotter, M. (2025). Desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular na Ilha de Marajó. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 16(47). https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9997

Número

Sección

Dossiê: Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional