Didática das ciências e matemáticas: alguns pressupostos

Visualizações: 1143

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v8i22.1365

Palavras-chave:

Didática das Ciências. Didática da Matemática, Epistemologia, Ensino.

Resumo

Este artigo consubstancia uma pesquisa bibliográfica centrada num interesse científico do entendimento de alguns pressupostos fundantes da vertente denominada Didática das Ciências e Matemática. Dessa forma, o trabalho busca apontar alguns pressupostos, nomeadamente, os de ordem epistemológica, cognitiva e didática. Ademais, assinala algumas implicações para a ação do professor que atua no campo de ensino das Ciências e Matemática, na medida em que evidencia a relevância do processo de evolução particular de cada área do conhecimento e, ao mesmo tempo, questiona e aponta concepções equivocadas e incongruentes, concernentemente à tarefa de explicar e fornecer elementos que proporcionem o entendimento das interações oriundas do trinômio professor – estudante – conhecimento (específico). Por fim, o trabalho contribui para um entendimento sistemático, cujo interesse se estabelece a partir de uma intenção com a transmissão didática. Todavia, tomando como referência epistêmica saberes científicos particulares, como àqueles originados das Ciências e da Matemática.

Biografia do Autor

Franciso Regis Vieira Alves, Instituto Federal do Ceará

dep matematica

Maria Cleide da Silva Barroso, IFCE

IFCE

Referências

Alexander, Amir. (2010). Duel et dawn: heroes, martyrs, and the rise of modern mathematics. Cambridge: Cambridge University.

Alves, Francisco, R. V. (2012a). Filosofia das Matemática num curso de licenciatura: implicações para a formação do professor. Revista Conexões, Ciência e Tecnologia, v. 6, nº 1, 44 – 66.

Alves, Francisco, R. V. (2012b). Insight: descrição e possibilidades do seu uso no ensino do Cálculo. Revista VYDIA Educação, v. 36, nº 1, 1- 13.

Astolfi, Jean-Pierre & Develay, Michel. (1990). A didática das ciências. Tradução Magda S. S. Fonseca. Campinas, SP: Papirus.

Astolfi, Jean-Pierre. (1993). Trois paradigmes pour les recherches en didactique. Revue Française de Pédagogie, v. 26, nº 103, 5 – 18. Mars.

Astolfi, Jean-Pierre. (1990). Les concepts de la Didactique des Sciences, des oultils pour lire et construir les situations d´apprentissage. Recherche et Formation, v. 8, nº 8, October, 19 – 31.

Astolfi, Jean-Pierre. & Peterfalvi, Brighitte. (1993). Obstacles et construction des situations didactiques en Science experimentale. Modèle Pedagogique. v 6, nº 16,

Bacherlard. Gaston. (1996). A formação do espirito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento (tradução). 5º impressão, São Paulo: Contra ponto.

Berg, Kevin. C. (2014). The Place of the History of Chemistry in the Teaching and Learning of Chemistry. 317 – 343. In: Matthews. R. M. (2014). International Handbook of Research in History, Philoshophy and Sciences Teaching, New York: Springer.

Brousseau, G. (1986). Théorisation des phénomènes d´enseignement des Mathématiques (these de doctorat). Bourdeaux: Université Bourdeaux I, 905f.

Chevallard. Y. (1991). La Transposition didactique. Paris: La Pensée Sauvage Édition.

Choquet. Gustave. (1963). What is modern mathematics? England: Lamport & Gilbert.

Develay, Michel, (1991). Pour une épistémologie des savoirs scolaires. Pedagogie Collegialle, v. 7, nº 1, 35 – 40, Octobre.

Duplessis, Pascal. (2007). L’objet d’étude des didactiques et leurs trois heuristiques : épistémologique, psychologique et praxéologique. Acte du Seminaire GRCDI, Didactique et culture informationnelle, 1 – 22. Septembre.

Foucault, Michel. (1969). L´arqueologie du savoir. Paris: Gallimard.

Gauld, Colin. (2014). Using History to Teach Mechanics. 57 – 97. In: Matthews. R. M. (2014). International Handbook of Research in History, Philoshophy and Sciences Teaching, New York: Springer.

Heering, Peter. & Höttecke, D. (2014). Historical-Investigative Approaches in Science Teaching. 1473 – 1503. In: Matthews. R. M. (2014). International Handbook of Research in History, Philoshophy and Sciences Teaching, New York: Springer.

Irzik, G. & Nola. R. (2014). New Directions for Nature of Science Research. 999 – 1023. In: Matthews. R. M. (2014). International Handbook of Research in History, Philoshophy and Sciences Teaching, New York: Springer.

Joshua, Samuel. & Dupin, Jean-Jacques. (1993). Introduction à la Didactiques des Sciences et des Mathématiques. Paris: Presses Universitaires de France.

Levrini Olivia. (2014). The Role of History and Philosophy in Research on Teaching and Learning of Relativity, 157 – 183. In: Matthews. R. M. (2014). International Handbook of Research in History, Philoshophy and Sciences Teaching, New York: Springer.

Martins, R. A.; Silva, C. C. & Prestes, M. E. B. (2014). History and hilosophy of Science in Science Education, in Brazil. 2271 – 2299. In: Matthews. R. M. (2014). International Handbook of Research in History, Philoshophy and Sciences Teaching, New York: Springer.

Piaget, Jean. (1978). Introduccion a la Epistemologia Genetica. Buenos Aires (traduccion Emilia Ferrero). Buenos Aires: Pados.

Schnetzler, Roseli. P. (2002). A pesquisa em ensino de Química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova. v. 25, nº 1.

Teixeira, E. S; Greca, I. M. & Freire, Jr. O. (2012). The History and Philosophy of Science in Physics Teaching: A Research Synthesis of Didactic Interventions, Science and Education, v. 21, nº 1, 771 – 796.

Wang, H. A. & Schmidt, W. (2001). History, Philosophy and Sociology of Science in Science Education: Results from the Third International Mathematics and Science Study. Science and Education, Netherlands: Klumer Academic Publishers. v. 10, nº 1, 51 – 70.

Downloads

Publicado

16-05-2017

Como Citar

Alves, F. R. V., Sampaio, C. de G., Vasconcelos, A. K. P., & Barroso, M. C. da S. (2017). Didática das ciências e matemáticas: alguns pressupostos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 8(22), 274–302. https://doi.org/10.26514/inter.v8i22.1365