Obstáculos (epistemológicos) e o ensino de ciências e matemática

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v8i23.1603

Palavras-chave:

Didática das Ciências. Didática da Matemática, Epistemologia, Ensino.

Resumo

Este artigo consubstancia uma pesquisa bibliográfica centrada num interesse científico do entendimento de alguns pressupostos fundantes da vertente nominada Didática das Ciências e Matemática, tendo como escopo a identificação/demarcação de um conjunto de elementos que concorrem para o entendimento da noção de obstáculos epistemológicos. Dessa forma, o trabalho busca apontar alguns aspectos que, costumeiramente são registrados no âmbito da investigação e produção do conhecimento, mas, que, se refletem também no contexto do ensino de Ciências e Matemática. Assim, o trabalho assinala a perspectiva sui generis introduzida por Gaston Barchelard, originalmente na Fisica e que repercutiu para outras áreas das Ciências. Por fim, busca indicar elementos primordiais e imprescindíveis para uma ação sistemática eficiente no contexto do ensino de Ciências e Matemática, na medida em que aponta elementos entraves que concorrem para o universo de ação do estudante e do professor. 

Biografia do Autor

Francisco Regis Vieira Alves, IFCE

FISICA

Mairton Romeu Cavalcante, IFCE

IFCE

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Publicado

20-09-2017

Como Citar

Alves, F. R. V., & Cavalcante, M. R. (2017). Obstáculos (epistemológicos) e o ensino de ciências e matemática. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 8(23), 253–274. https://doi.org/10.26514/inter.v8i23.1603