Obstáculos (epistemológicos) e o ensino de ciências e matemática
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https://doi.org/10.26514/inter.v8i23.1603Palavras-chave:
Didática das Ciências. Didática da Matemática, Epistemologia, Ensino.Resumo
Este artigo consubstancia uma pesquisa bibliográfica centrada num interesse científico do entendimento de alguns pressupostos fundantes da vertente nominada Didática das Ciências e Matemática, tendo como escopo a identificação/demarcação de um conjunto de elementos que concorrem para o entendimento da noção de obstáculos epistemológicos. Dessa forma, o trabalho busca apontar alguns aspectos que, costumeiramente são registrados no âmbito da investigação e produção do conhecimento, mas, que, se refletem também no contexto do ensino de Ciências e Matemática. Assim, o trabalho assinala a perspectiva sui generis introduzida por Gaston Barchelard, originalmente na Fisica e que repercutiu para outras áreas das Ciências. Por fim, busca indicar elementos primordiais e imprescindíveis para uma ação sistemática eficiente no contexto do ensino de Ciências e Matemática, na medida em que aponta elementos entraves que concorrem para o universo de ação do estudante e do professor.
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