Formas do cronotopo em Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar

Visualizações: 731

Authors

  • Bruno Cardoso Universidade de Brasília

Keywords:

Raduan Nassar, Lavoura Arcaica, Bakhtin, Dialogismo, Cronotopo

Abstract

O artigo visita a célebre obra do escritor Raduan Nassar, Lavoura Arcaica, com foco analítico na moldura plástico-pictural das cenas de ambientação do casarão da família de André, personagem-narrador e protagonista da trama. Assumo, com base no conceito de cronotopo de Bakhtin, que tal configuração dos espaços cênicos demarca uma diferenciação no horizonte axiológico do personagem André, o filho tresmalhado, bem como do seu pai, o patriarca da família. Essa demarcação espacial encontra, com efeito, um coeficiente no horizonte ideológico de tais personagens, visto que em toda narrativa, segundo Bakhtin, o herói se apresenta como um ideólogo e seu discurso, respectivamente, apresenta-se como um ideologema.

Author Biography

Bruno Cardoso, Universidade de Brasília

Doutorando em Literatura na Universidade de Brasília. Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor de Língua Portuguesa e Literatura na Secretaria de Educação do Distrito federal. E-mail: brunoprofessorlp@yahoo.com.br

References

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Editora Unesp, Hucitec, 1990.

______________. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

______________. Para uma filosofia do ato. São Carlos: Pedro e João editores, 2010.

______________. Teoria do romance I: a estilística. São Paulo: Editora 34, 2015.

LEMOS, Maria José Cardoso. Lavoura trágica nassariana. Revista Alere, v.2, n.1, p. 61-72, 2009.

LEMOS,Masé. Imigração e escrita em Lavoura Arcaica. In: CHIARELLI, Stefania; NETO, de Oliveira Godofredo (Orgs.). Falando com estrangeiros: o estrangeiro e a literatura brasileira. Rio de Janeiro: 7 letras, 2016.

LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1976.

MARTINS, Analice. Um lugar à mesa: uma análise de Lavoura Arcaica. Dissertação (Mestrado em Ciência da Literatura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1994.

NASSAR, Raduan. Lavoura Arcaica. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

NUNES, Benedito. Tempo e mito. In:_______. O tempo na narrativa. São Paulo: Ática, 1995.

NUTO, João Vianney Cavalcanti. O problema da autoria em A rainha dos cárceres da Grécia. In: NUTO, João Vianney Cavalcanti (Org.). Personas autorais: prosarias e teoremas. Brasília: Sigla Viva, 2016.

SCHIMIDT, Rita Terezinha. Refutações ao feminismo: descompassos da cultura letrada brasileira. Revista Estudos Feministas, v. 14, n. 3, p.766-798, 2006.

Published

2019-03-18

How to Cite

CARDOSO, Bruno. Formas do cronotopo em Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar. REVELL - UEMS JOURNAL OF LITERARY STUDIES, [S. l.], p. 92–111, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3408. Acesso em: 3 jul. 2024.