Formas do cronotopo em Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar
Visualizações: 759Palabras clave:
Raduan Nassar, Lavoura Arcaica, Bakhtin, Dialogismo, CronotopoResumen
O artigo visita a célebre obra do escritor Raduan Nassar, Lavoura Arcaica, com foco analítico na moldura plástico-pictural das cenas de ambientação do casarão da família de André, personagem-narrador e protagonista da trama. Assumo, com base no conceito de cronotopo de Bakhtin, que tal configuração dos espaços cênicos demarca uma diferenciação no horizonte axiológico do personagem André, o filho tresmalhado, bem como do seu pai, o patriarca da família. Essa demarcação espacial encontra, com efeito, um coeficiente no horizonte ideológico de tais personagens, visto que em toda narrativa, segundo Bakhtin, o herói se apresenta como um ideólogo e seu discurso, respectivamente, apresenta-se como um ideologema.
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Editora Unesp, Hucitec, 1990.
______________. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
______________. Para uma filosofia do ato. São Carlos: Pedro e João editores, 2010.
______________. Teoria do romance I: a estilística. São Paulo: Editora 34, 2015.
LEMOS, Maria José Cardoso. Lavoura trágica nassariana. Revista Alere, v.2, n.1, p. 61-72, 2009.
LEMOS,Masé. Imigração e escrita em Lavoura Arcaica. In: CHIARELLI, Stefania; NETO, de Oliveira Godofredo (Orgs.). Falando com estrangeiros: o estrangeiro e a literatura brasileira. Rio de Janeiro: 7 letras, 2016.
LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1976.
MARTINS, Analice. Um lugar à mesa: uma análise de Lavoura Arcaica. Dissertação (Mestrado em Ciência da Literatura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1994.
NASSAR, Raduan. Lavoura Arcaica. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
NUNES, Benedito. Tempo e mito. In:_______. O tempo na narrativa. São Paulo: Ática, 1995.
NUTO, João Vianney Cavalcanti. O problema da autoria em A rainha dos cárceres da Grécia. In: NUTO, João Vianney Cavalcanti (Org.). Personas autorais: prosarias e teoremas. Brasília: Sigla Viva, 2016.
SCHIMIDT, Rita Terezinha. Refutações ao feminismo: descompassos da cultura letrada brasileira. Revista Estudos Feministas, v. 14, n. 3, p.766-798, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).