Rasgos na invisibilidade: arte e palavra como potências do Eu

Visualizações: 651

Authors

Keywords:

Mídia alternativa, identidade, autobiografia, escritas de si, autoria.

Abstract

Na complexa paisagem digital,um número expressivo de escritores marcados pela exclusão do mainstreameditorial têm criado novas formas de divulgar e distribuir suas produções. O panorama contemporâneo apresenta uma pluralidade de manifestações que, mais do que meras veiculadoras de conteúdos, caracterizam-se pela expressão de vozes que expõem identidades e trajetórias pessoais marcadas pelo desfavorecimento e pelo enfrentamento às potentes pressões de apagamento. A partir da confluência entre vida e obra, surgem narrativas que interligam criação artística e autobiografia num cenário pontuado pela importante presença das mídias alternativas. Nessa conjuntura, merece destaque a atuação de espaços eletrônicos de produção que, conduzidos de modo independente, ousam confrontar fluxos excludentes impostos pelo mainstream editorial a artistas e autores. Tendo como base entrevistas publicadas na revista digitalDiversos Afins, veículo cultural independente, o presente artigo busca discutir de que forma os depoimentos dos autores estão inseridos num viés que, mesclando narrativas de vida e motivações criadoras, assinalam discursos que se opõem aos imperativos da invisibilidade e que exaltam o papel da arte como instrumento de afirmação da existência.  

Author Biographies

Ricardo Oliveira de Freitas, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professor Titular Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL

Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura - UFRJ

 

Fabrício Brandão Amorim Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduacão em Letras: Linguagens e Representações, da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

References

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Trad. Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

BEIGUI, Alex. Performances da escrita. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v. 21, n. 1, p. 27-36. Belo Horizonte: POSLIT, Faculdade de Letras da UFMG 2011. Disponível:<http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/1564/1661>. Acessado em 24/06/2019.

BOURRIAUD, Nicolas. Formas de vida: a arte moderna e a invenção de si. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

FOLETTO, Leonardo Feltrin. Midiativismo, mídia alternativa, radical, livre, tática: um inventário de conceitos semelhantes. In: BRAIGHI, Antônio Augusto; LESSA, Cláudio; CÂMARA, Marco Túlio (orgs.). Interfaces do Midiativismo: do conceito à prática. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2018, p. 95-110.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Literatura marginal. Disponível:

<http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/literatura-marginal/>. Acessado em 10/01/ 2017.

LEAL, Juliana Helena Gomes. Literatura e Performance. Em Tese: Teatro e Ética, v. 18, n. 2, p. 58-69. Belo Horizonte: POSLIT, Faculdade de Letras da UFMG 2012. Disponível:<http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/emtese/article/view/3808>. Acessado em 24/06/2019.

SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Trad. Celina Portocarrero. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

Published

2019-11-14

How to Cite

FREITAS, Ricardo Oliveira de; OLIVEIRA, Fabrício Brandão Amorim. Rasgos na invisibilidade: arte e palavra como potências do Eu. REVELL - UEMS JOURNAL OF LITERARY STUDIES, [S. l.], v. 2, n. 22/1, p. 364–385, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3747. Acesso em: 24 nov. 2024.