Rasgos na invisibilidade: arte e palavra como potências do Eu
Visualizações: 651Palavras-chave:
Mídia alternativa, identidade, autobiografia, escritas de si, autoria.Resumo
Na complexa paisagem digital,um número expressivo de escritores marcados pela exclusão do mainstreameditorial têm criado novas formas de divulgar e distribuir suas produções. O panorama contemporâneo apresenta uma pluralidade de manifestações que, mais do que meras veiculadoras de conteúdos, caracterizam-se pela expressão de vozes que expõem identidades e trajetórias pessoais marcadas pelo desfavorecimento e pelo enfrentamento às potentes pressões de apagamento. A partir da confluência entre vida e obra, surgem narrativas que interligam criação artística e autobiografia num cenário pontuado pela importante presença das mídias alternativas. Nessa conjuntura, merece destaque a atuação de espaços eletrônicos de produção que, conduzidos de modo independente, ousam confrontar fluxos excludentes impostos pelo mainstream editorial a artistas e autores. Tendo como base entrevistas publicadas na revista digitalDiversos Afins, veículo cultural independente, o presente artigo busca discutir de que forma os depoimentos dos autores estão inseridos num viés que, mesclando narrativas de vida e motivações criadoras, assinalam discursos que se opõem aos imperativos da invisibilidade e que exaltam o papel da arte como instrumento de afirmação da existência.
Referências
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Trad. Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
BEIGUI, Alex. Performances da escrita. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v. 21, n. 1, p. 27-36. Belo Horizonte: POSLIT, Faculdade de Letras da UFMG 2011. Disponível:<http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/1564/1661>. Acessado em 24/06/2019.
BOURRIAUD, Nicolas. Formas de vida: a arte moderna e a invenção de si. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
FOLETTO, Leonardo Feltrin. Midiativismo, mídia alternativa, radical, livre, tática: um inventário de conceitos semelhantes. In: BRAIGHI, Antônio Augusto; LESSA, Cláudio; CÂMARA, Marco Túlio (orgs.). Interfaces do Midiativismo: do conceito à prática. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2018, p. 95-110.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Literatura marginal. Disponível:
<http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/literatura-marginal/>. Acessado em 10/01/ 2017.
LEAL, Juliana Helena Gomes. Literatura e Performance. Em Tese: Teatro e Ética, v. 18, n. 2, p. 58-69. Belo Horizonte: POSLIT, Faculdade de Letras da UFMG 2012. Disponível:<http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/emtese/article/view/3808>. Acessado em 24/06/2019.
SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Trad. Celina Portocarrero. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).