Os lacres rompidos e a terra que treme: as desmarginações de Elena Ferrante entre o corpo que colapsa e o devastador de fora
Visualizações: 943Keywords:
Elena Ferrante, Teoria Literária, Literatura Italiana, Tempo, AngústiaAbstract
Este ensaio propõe pensar o termo smarginatura levando em consideração o neologismo criado pela tradução brasileira da tetralogia A amiga genial (2011- 2014), de Elena Ferrante. A partir da criação desse substantivo – que faz da dispersão a concomitância da ação contrária com o ato de marginar –, tenta-se colocar a palavra como uma representação de angústia profundamente articulada à construção temporal do romance, que atravessa a segunda metade do século XX. Para tanto, o esforço é o de passar por dois episódios de desmarginação e analisá-los sob o viés dos efeitos da nomeação e de sua temporalidade particular. Uma vez que a primeira ocorrência aparece no capítulo dedicado à adolescência, que tem como pano de fundo a recuperação econômica do pós-guerra, e a última delas dá-se quando as duas protagonistas estão grávidas - e ambientada na turbulência dos anos 70 da Itália -, a leitura proposta é de que as instabilidades de contornos são construídas para expressar também uma experiência de tempo. Com o que é estabelecido por Paul Ricoeur (1984), acerca do hiato que resta entre o tempo oficial e o do sujeito, as desmarginações serão tratadas como a ligação precária entre essas instâncias de tempo.
References
AUERBACH, Erich. Mimesis. Vários Tradutores. São Paulo: Perspectiva, 2017.
BECKETT, Samuel. The complete drama works. London: Faber and Faber, 2006.
BECKETT, Samuel. Todos os que caem. Tradução de Fatima Saadi. Cadernos de teatro n.21 Rio de Janeiro: Tablado, 1989.
FERRANTE, Elena. L’amica geniale. Roma: Edizioni, 2011.
FERRANTE, Elena. Storia del nuovo cognome. Roma: Edizioni, 2011.
FERRANTE, Elena. Storia della bambina perduta. Roma: Edizioni, 2014.
FERRANTE, Elena. La Frantumaglia. Roma, Edizioni, 2016.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬FERRANTE, Elena. A amiga genial. Tradução de Maurício Santana Dias. São Paulo: Biblioteca Azul, 2015.
FERRANTE, Elena. História do novo sobrenome. Tradução de Maurício Santana Dias. São Paulo: Biblioteca Azul, 2016.
FERRANTE, Elena. História da menina perdida. Tradução de Maurício Santana Dias. São Paulo: Biblioteca Azul, 2017.
FERRANTE, Elena. Frantumaglia: os caminhos de uma escritora. Tradução de Marcello Lino. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017.
FREUD, Sigmund. O inquietante. Tradução de Paulo César de Souza. In: Obras Completas, v. 14. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H.. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
MILNER, Jean-Claude. Os nomes indistintos. Tradução de Procópio Abreu. Rio de Janeiro: Companhia de Freud Editora, 2006.
PASOLINI, Pier P. Os jovens infelizes: antologia de ensaios corsários. Tradução de Michel Lahud e Maria Betânia Amoroso. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa, vol. 2. Tradução de Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
TODOROV, Tzvetan. Literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
TROCOLI, F. A paixão inútil do ser: figurações do narrador moderno. Campinas: Mercado de Letras, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).