Mil rosas roubadas, de Silviano Santiago: da escrita ao reconhecimento do sujeito burguês

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Palavras-chave:

herói problemático, narrador, Mil Rosas Roubadas, Silviano Santiago

Resumo

Esta proposta analítica encontra-se alicerçada em pressupostos da teoria do romance moderno. O tema concentra-se no posicionamento adotado pelo herói-autor de Mil rosas roubadas, de Silviano Santiago ao longo de sua construção ficcional. O objetivo é compreender como a construção da face do herói problemático esclarece o relacionamento entre o eu e o outro/Zeca no romance supracitado. Neste percurso, parte-se da hipótese de que ao sair de si e encontrar o outro/Zeca, o narrador regressa a si em condições de refletir sobre sua máscara de sujeito burguês. A metodologia ancora-se no recurso da pesquisa na área da Teoria e da Crítica Literária. Sendo assim, adota-se como principal elemento de entrada analítica no texto de Silviano Santiago o estudo desenvolvido por Georg Lukács em Teoria do romance (2000). Salienta-se, contudo, que outros autores também serão conduzidos à discussão em momentos oportunos. Com semelhante recorte analítico, espera-se chegar à compreensão acerca de alguns pormenores que ajudam a compor a face do herói problemático inserido no romance de Santiago.

Biografia do Autor

Leila Aparecida Cardoso de Freitas, Universidade Estadual Julio Mesquita Filho - UNESP

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Brasil. Professora da Universidade do Estado do Mato Grosso - Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-0048-0409. E-mail: leila_freitas011@hotmail.com.  

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

CARDOSO DE FREITAS, Leila Aparecida. Mil rosas roubadas, de Silviano Santiago: da escrita ao reconhecimento do sujeito burguês. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 32, p. 496–518, 2022. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/7139. Acesso em: 29 mar. 2024.