Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh

Visualizações: 601

Autores/as

Palabras clave:

educação, opressão, proletariado, Escócia, Irvine Welsh

Resumen

Neste artigo, procura-se discutir como a instituição escolar escocesa é representada nos romances Glue (2001) e The Blade Artist (2016), do escritor escocês Irvine Welsh. Pretende-se abordar as duas obras, considerando o potencial coercitivo e autoritário da escola como aparelho ideológico do Estado (ALTHUSSER, 2001). Assim, a análise terá como foco cenas em que tal instituição é representada como opressora para com personagens originários de classes trabalhadoras da capital escocesa, Edimburgo.  Intenciona-se demonstrar como relações de poder autoritárias e desiguais são reproduzidas no ambiente escolar.

Biografía del autor/a

Amaury Garcia dos Santos Neto, UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Mestre em literaturas de língua inglesa pela UERJ, Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, atualmente desenvolve projeto de pós-doutorado na UERJ, abordando obras de Irvine Welsh, escritor escocês contemporâneo.

Citas

ALBUQUERQUE, José Augusto Guilhon de. Introdução: Althusser, a ideologia e as instituições. In: ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado, trad. Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Edições Graal Ltda., 2001.

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado, trad. Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Edições Graal Ltda., 2001.

ANÔNIMO. Glue.

Disponível: http://www.irvinewelsh.net/books/info/?t=Glue

Acessado em 10/08/2019.

CLARKE, Peter. Hope and Glory. Britain 1900-2000. London: Penguin Books, 2004.

HENRIQUES, Ana Lúcia S. A questão da identidade nacional linguística em Walter Scott e Irvine Welsh. In: VII Congresso da ABRALIC, 2002, Salvador: Terras e Gentes, 2000.

LEISHMAN, David. A Parliament of Novels: the Politics of Scottish Fiction 1979-1999. In: Revue Française de Civilisation Britannique, XIV-1, 2006.

Disponível: http://rfcb.revues.org/1175

Acessado em 17/10/2018.

VERNON, James. Modern Britain: 1750 to the Present. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.

WELSH, Irvine. Trainspotting. New York: W. W. Norton & Company, 1996.

WELSH, Irvine. Glue. London: Vintage, 2002.

WELSH, Irvine. The Blade Artist. London: Penguin Random House, 2016.

Publicado

2020-02-14

Cómo citar

DOS SANTOS NETO, Amaury Garcia. Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh. REVELL - REVISTA DE ESTUDIOS LITERARIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 23, p. 182–203, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3955. Acesso em: 22 nov. 2024.