Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh

Visualizações: 601

Auteurs

Mots-clés :

educação, opressão, proletariado, Escócia, Irvine Welsh

Résumé

Neste artigo, procura-se discutir como a instituição escolar escocesa é representada nos romances Glue (2001) e The Blade Artist (2016), do escritor escocês Irvine Welsh. Pretende-se abordar as duas obras, considerando o potencial coercitivo e autoritário da escola como aparelho ideológico do Estado (ALTHUSSER, 2001). Assim, a análise terá como foco cenas em que tal instituição é representada como opressora para com personagens originários de classes trabalhadoras da capital escocesa, Edimburgo.  Intenciona-se demonstrar como relações de poder autoritárias e desiguais são reproduzidas no ambiente escolar.

Biographie de l'auteur

Amaury Garcia dos Santos Neto, UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Mestre em literaturas de língua inglesa pela UERJ, Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, atualmente desenvolve projeto de pós-doutorado na UERJ, abordando obras de Irvine Welsh, escritor escocês contemporâneo.

Références

ALBUQUERQUE, José Augusto Guilhon de. Introdução: Althusser, a ideologia e as instituições. In: ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado, trad. Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Edições Graal Ltda., 2001.

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado, trad. Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Edições Graal Ltda., 2001.

ANÔNIMO. Glue.

Disponível: http://www.irvinewelsh.net/books/info/?t=Glue

Acessado em 10/08/2019.

CLARKE, Peter. Hope and Glory. Britain 1900-2000. London: Penguin Books, 2004.

HENRIQUES, Ana Lúcia S. A questão da identidade nacional linguística em Walter Scott e Irvine Welsh. In: VII Congresso da ABRALIC, 2002, Salvador: Terras e Gentes, 2000.

LEISHMAN, David. A Parliament of Novels: the Politics of Scottish Fiction 1979-1999. In: Revue Française de Civilisation Britannique, XIV-1, 2006.

Disponível: http://rfcb.revues.org/1175

Acessado em 17/10/2018.

VERNON, James. Modern Britain: 1750 to the Present. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.

WELSH, Irvine. Trainspotting. New York: W. W. Norton & Company, 1996.

WELSH, Irvine. Glue. London: Vintage, 2002.

WELSH, Irvine. The Blade Artist. London: Penguin Random House, 2016.

Téléchargements

Publiée

2020-02-14

Comment citer

DOS SANTOS NETO, Amaury Garcia. Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 23, p. 182–203, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3955. Acesso em: 22 nov. 2024.