A vida em ruína
a condição marginalizada do sujeito em “Uma história inverossímil”, de Luiz Ruffato
Visualizações: 550DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v1i34.7171Palabras clave:
Desenraizamento;Resumen
O objetivo do presente estudo é analisar uma das micronarrativas presentes na obra Flores artificiais (2014) de Luiz Ruffato denominada “Uma história inverossímil”. Pretende-se refletir como os aspectos de sua construção espelham questões da sociedade e dos impactos dos trágicos acontecimentos da modernidade na identidade do sujeito. Esses são representados pela figura do personagem Robert Willian Clarke (apelido Bobby), que, mesmo achando-se alheio aos episódios históricos, estava desde cedo sendo atingido por eles. Fora alvo da marginalização e exclusão por precisar passar pelo processo de desenraizamento e, como consequência, encarar inúmeras experiências traumáticas que transformaram toda sua identidade. Pode-se perceber que a contemporaneidade instiga os escritores à renovação de suas formas literárias para retratar as questões sociais, incorporando esteticamente a realidade à obra e situando-a como uma força transformadora. Ruffato, atento às urgências do contexto contemporâneo trabalha com a ficcionalização do autor e com a sobreposição de pontos de vistas, ao dar espaço para que Bobby vítima das agruras da guerra e do deslocamento contribua para o testemunho do que foi o século XX e suas implicações. Nesse sentido, dá continuidade às heranças literárias do realismo, destacando novas maneiras de evocar a realidade mais do que apenas pelo “efeito” do real, mas através de procedimentos que diluem as fronteiras entre realidade e ficcionalidade. A discussão proposta fundamenta-se nos estudos de Schøllhammer (2009; 2016); Santos (2001); e Rancière (2021), dentre outros.
Citas
AUERBACH, Erich, Mimesis: A representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo, Editora Perspectiva, 1971.
BOSI, Alfredo. A escrita e os excluídos. In: Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 257-269.
CANCLINI, Néstor Garcia. Diferentes, desiguais e desconectados. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2009.
OLIVEIRA, Paulo Cesar Silva de. Errantes, diferentes, desiguais: em torno de Os emigrantes, de WG Sebald. Soletras, n. 38, p. 363-388, 2019. Disponível:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/article/view/43215 Acessado em 02/08/2022.
LISPECTOR, Clarice. Pertencer. In: A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 110-111.
MOTTA, Luiz Gonzaga. Por que estudar as narrativas. In: Análise crítica da narrativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2013, p.27-62.
PELLEGRINI, Tânia. A refração do realismo em Luiz Ruffato: um inferno permanente. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, p. 01-14, 2020. Disponível:https://www.scielo.br/j/elbc/a/jmkShR5XBzsLzSSRKhxhTFw/abstract/?lang=pt Acessado em 04/08/2022.
RANCIÈRE, Jacques. As margens da ficção. São Paulo: Editora 34, 2021.
RUFFATO, Luiz. Até aqui tudo bem. Editora olho de vidro, 2018. Disponível: https://edicoesolhodevidro.com.br/ate-aqui-tudo-bem/ Acessado em 01/08/2022.
RUFATTO, Luiz. Luiz Ruffato mescla realidade e ficção em seu novo livro. [Entrevista concedida a] Ubiratan Brasil. São Paulo: O Estado de S. Paulo. 14 de jun. 2014.
RUFFATO, Luiz. Flores artificiais. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
RUFFATO, Luiz. Eles eram muitos cavalos. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
RUFFATO, Luiz. Inferno provisório. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
RUFFATO, Luiz. Estive em Lisboa e lembrei de você. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de janeiro: Editora Record, 2001.
SCHØLLHAMMER, Karl Eric. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Um mundo de papel–reflexões sobre o realismo de Luiz Ruffato. Alea: Estudos Neolatinos, v. 18, p. 232-242, 2016. Disponível:https://www.scielo.br/j/alea/a/CPhSpTpttVkgGy439s9qLXt/abstract/?lang=pt Acessado em 02/08/2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).