Tonus à espera do lugar algum
Visualizações: 294DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v2i32.7210Palabras clave:
Tonus, Poesia, Migração, ExclusãoResumen
Leonardo Tonus é um autor brasileiro residente em Paris, que academicamente já vem trabalhando há tempos o tema da imigração e das minorias. Neste artigo, analisamos a sua obra “Agora vai ser assim”, publicada pela editora Nós. Destacamos, em seu trabalho poético, a tendência a tematizar o migrante como uma multidão de esquecidos e negligenciados, apontando para a esquizofrenia dos muros e o contrassenso das fronteiras que excluem e incluem.
Citas
AMOREIRA, Flavio Viegas, “Leonardo Tonus, poesia social”. Junho de 2018. Disponível em: https://levaumcasaquinho.blogspot.com/2018/06/leonardo-tonus-poesia-social-por-flavio.html. Acessado em 05/12/2022.
BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido. Sobre a Fragilidade dos laços humanos. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
FOUCAULT, Michel. “A Linguagem enlouquecida”. In: A Grande Estrangeira. Sobre Literatura, Trad. Fernando Scheibe, Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
NETO, Raimundo, “Agora vai ser assim de Leonardo Tonus e o exercício da alteridade.” In: São Paulo Review, 2019, Disponível em: http://saopauloreview.com.br/agora-vai-ser-assim-de-leonardo-tonus-e-o-exercicio-da-alteridade/. Acessado em 05/12/2022
TONUS, Leonardo. A Poética de um expatriado. Entrevista a Mário Câmara, Jornal Rascunho, Curitiba. Disponível em: http://rascunho.com.br/a-poetica-de-um-expatriado/. Acessado em 05/12/2022 .
TONUS, Leonardo, Agora vai ser assim. São Paulo: Editora Nos, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).