Pio Vargas, ser coletivo:
um “corpoquase” em Anatomia do gesto
Visualizações: 745DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v1i34.7318Palabras clave:
Poesia Brasileira, Literatura goiana, poesia modernaResumen
O objetivo deste trabalho é efetuar uma análise da obra Anatomia do gesto (1989), do poeta iporaense Pio Vargas (1964-1991). A fortuna crítica de Vargas está quase toda reduzida a comentários de cunho impressionista, marcados pelo psicologismo relativo ao aspecto meteórico e trágico de sua vida. Com isso, este trabalho buscou efetuar análise das relações metapoéticas entre corpo e verso na constituição de Anatomia do gesto, materializada na ideia de “corpoquase”, presente na obra. Nesse sentido, dividiu-se o trabalho em três partes. Inicialmente, discute-se a ausência de trabalhos de fôlego sobre o poeta, com destaque para a predominância de comentários impressionistas. Em seguida, busca-se localizar a obra de Vargas na tradição da poesia moderna, especificamente, a produção poética iniciada na década 1980. Por fim, efetua-se a análise de Anatomia do gesto, buscando compreender os efeitos do “corpoquase” materializado nos poemas. Como aporte teórico, dentre outras obras, destacam-se Hugo Friedrich (1978), Octávio Paz (2014) e Marcos Siscar (2010).
Citas
BERARDINELLI, Alfonso. Da poesia à prosa São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
BRAZ, Valdivino. O gesto que vivifica. In: VARGAS, Pio. Poesia Completa. Goiânia: R & F Editora, 2014.
CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 1995.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Tradução Vera da Costa e Silva et al. 34. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: J. Olympio, 2020.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1978.
LUIZ, Ademir. Pio Vargas: um beat no Olimpo. In: VARGAS, Pio. Poesia Completa. Goiânia: R & F Editora, 2014.
MELO, Samuel Carlos. O desertor dos desertores: Silva Alvarenga e o poema herói-cômico no século XVIII. 2019. 150p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
MELO, Samuel Carlos. O pajé e o mênstruo: poemas narrativos obscenos de Bernardo Guimarães. 2012. 107p. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Letras, Câmpus de Três Lagoas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
PAZ, Octávio. O arco e a lira. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
SISCAR, Marcos. Poesia e crise. Campinas: Editora Unicamp, 2010.
VARGAS, Pio. Poesia Completa. Goiânia: R & F Editora, 2014.
ZARVOS, Clarissa F. Gesto-Poema: imagens tensionadas por corpos discordantes. Coxim, MS: In: Revista Rascunhos Culturais, jan./jun. 2015. v.6. p. 271-287.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).