Letramento literário e diversidade com base nas obras Em nome do desejo e A idade de ouro do Brasil

Visualizações: 698

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/revell.v1i34.7418

Palabras clave:

Letramento social, letramento queer, queer, João Silvério Trevisan

Resumen

O presente artigo pauta a importância de um letramento queer, usando o esteio dos Letramentos sociais de Street (2014). Um letramento mais inclusivo, alcançando as subjetividades não hegemônicas dentro do processo educacional tradicional que as exclui e ignora. Usamos aqui as ideias de Cosson (2006), Kleiman (2005), Lopes (2002) com os atravessamentos da teoria queer em (2019), Miskolci (2021) e Louro (2001, 2013, 2022), bem como Foucault (1999, 2013). Por meio das abordagens das obras mencionadas, foram investigadas por meio das intertextualidades e interdisciplinaridades, na potência crítica dos textos literários de Trevisan (Em nome do desejo, 2001 e A era de ouro do Brasil, 20219) os assuntos relacionados às sexualidades e de gênero. O objetivo, então, é encontrar pistas e respostas para um letramento queer mais comprometido com essas questões tão espinhosas quanto urgentes na sala de aula. Em época de “escola sem partido” e vigilância da liberdade de cátedra docente, e considerando as reflexões obtidas a partir desta análise, afirma-se que ainda há muito a ser feito para uma mudança dentro da sala de aula. Por fim, pretende-se lançar questões e apontamentos sobre a viabilidade de um letramento queer para diminuir os preconceitos nas aprendizagens de práticas libertadoras.

Biografía del autor/a

Margareth Torres de Alencar Costa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Doutora Letras pela Universidade Federal de Pernambuco – Brasil. Realizou estágio pós-doutoral em Literatura na Universidad de Buenos Aires – Argentina.  Professora da Universidade Estadual do Piaui – Brasil.  Membro do GT Relações Literárias Interamericanas – ANPOLL – Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-3524-9503. E-mail: margarethtorres@cchl.uespi.br.

Roberto Muniz Dias, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Piauí – Brasil. ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-0552-0235. E-mail: robertomunizdias@gmail.com.

Citas

ANDRADE, Luma Nogueira de. Travestis na escola, assujeitamento e resistência à ordem normativa. 1. Ed. Rio de Janeiro: Metanoia, 2015.

BAKHTIN, Mikhail. (Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad. Michel Lahud. Yara Frateschi Vieira. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

BENTO, Berenice. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Estudos Feministas, Florianópolis, 19(2): 336. p, 549-559. Maio-agosto/201.

CARVALHO, Álvaro Monteiro. Práticas de letramento queer na sala de i/la: discursos e performances identitárias em fricção. Orientadora: Professora Doutora Branca Falabella Fabrício. 2013. 255 folhas. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

DIAS, Roberto Muniz. Editoras LGBTTT brasileiras contemporâneas como registro de uma literatura homoafetiva. 2013. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) —Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

DURKHEIM, Emile. Educación y Sociología. Buenos Aires, Editorial Shapire, 1973.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 59ª ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2015.

KLEIMAN, Ângela B. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas, UNICAMP/MEC, 2005.

LIMA, Alisson Pinto. Letramento e infância queer. Grau zero – revista cultural, Bahia, v. 9, n 2, p. 97-110, dezembro, 2021.

LOPES, Luiz Paulo da. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas: Mercado de letras, 2002.

LOURO, Guacira. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

LOURO, Guacira. O corpo estranho– ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 3. ed. Ver. Amp.;4. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

MISKOLCI, Richard. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. 3.ed. rev. e ampl.: 3. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica: UFOP –Universidade Federal de Outro Preto, 2021.

STREET, Brian. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. 1 ed. São Paulo. Parábola Editorial, 2014.

TREVISAN, João Silvério. Em nome do desejo. Rio de Janeiro. Record, 2001.

TREVISAN, João Silvério. A idade de outro do Brasil. Rio de Janeiro. Alfaguara, 2019.

Publicado

2023-04-12

Cómo citar

TORRES DE ALENCAR COSTA, Margareth; DIAS, Roberto Muniz. Letramento literário e diversidade com base nas obras Em nome do desejo e A idade de ouro do Brasil. REVELL - REVISTA DE ESTUDIOS LITERARIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 34, p. 243–265, 2023. DOI: 10.61389/revell.v1i34.7418. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/7418. Acesso em: 22 nov. 2024.