Caetano Contextual

quatro canções para elucidar o brasil da segunda metade do século XX

Visualizações: 73

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/revell.v1i37.7675

Palabras clave:

Música Popular Brasileira, Análise do Discurso, Interpretação de Textos

Resumen

A obra poética de Caetano Veloso é aqui analisada à luz dos pressupostos da decolonialidade, especialmente no que concerne às temáticas sociopolíticas, como em Alegria, Alegria (Sony, 1967), questões indianistas, retratada pela canção Um índio (Philips, 1977), sociais, como no rock Podres Poderes (Philips, 1984) e a valorização da cultura popular, presente em Reconvexo, gravada por Maria Bethânia (Polygram, 1990). Com um misto de experimentalismo, em acordes dissonantes e letras de caráter crítico-discursivo, as músicas apresentadas são, em seu conjunto, uma descrição do Brasil em suas últimas décadas do século XX. A partir da Análise do Discurso, o presente manuscrito busca apresentar pontos de vista sobre o entendimento geral das obras, como contributos do artista ao entendimento de sua época. Outras inferências podem ser produzidas a partir dos aspectos que foram evidenciados pelas análises apresentadas como premissas, segundo as informações explícitas, facilmente detectáveis nos textos, e implícitas, ocultadas pelas entrelinhas e pelo discurso metafórico utilizado pelo compositor.

Biografía del autor/a

Roberto Remígio Florêncio, Instituto Federal de Educação

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia – Brasil. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Brasil. ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-3590-9022. E-mail: betoremigio@yahoo.com.br. ambucano.

Citas

BAKHTIN, Mikhail. O problema do texto (1959-1961). In: Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão Gomes e Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

CANCLINI, Néstor Garcia. Hibridismo Cultural. Trad.: Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 2008

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 4 ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004.

FLORÊNCIO, Roberto Remígio; ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Sangue Latino no Palco: Nuances de Decolonialidade na arte de Ney Matogrosso Revista REVELL (UEMS) ISSN 2179-4456, Vol. 2, nº 22/2, ago/2019.

FLORÊNCIO, Roberto Remígio. Interpretação de textos literários a partir de análises isoladas. Revista Ícone. Universidade Estadual de Goiás. ISSN 1982-7717. Vol. 22, nº 1 jun/2022.

FRANCHETTI, P.; PÉCORA, A. Caetano Veloso. Literatura Comentada. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

KRISTEVA, J. (1967). A palavra, o diálogo e o romance. In: Introdução à semanálise. (1969). Trad. Lúcia Helena França Ferraz. 3.ed. revista e aumentada. São Paulo: Perspectiva, 2012.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas Tendências em Análise do Discurso. Campinas: Pontes, 1997.

MARCHUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual – análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MOISÉS, Massaud. Literatura: Mundo e forma. (1982). São Paulo: Nova Fronteira, 1988.

PONTES, Roberto. Entrevista sobe a teoria da residualidade, com Roberto Pontes, concedida a Rubenita Moreira, 05/06/06. Fortaleza: (mimeografado), 2006.

Publicado

2024-08-31

Cómo citar

FLORÊNCIO, Roberto Remígio. Caetano Contextual : quatro canções para elucidar o brasil da segunda metade do século XX. REVELL - REVISTA DE ESTUDIOS LITERARIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 37, p. 115–136, 2024. DOI: 10.61389/revell.v1i37.7675. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/7675. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Tema Livre