Caetano Contextual
quatro canções para elucidar o brasil da segunda metade do século XX
Visualizações: 73DOI :
https://doi.org/10.61389/revell.v1i37.7675Mots-clés :
Música Popular Brasileira, Análise do Discurso, Interpretação de TextosRésumé
A obra poética de Caetano Veloso é aqui analisada à luz dos pressupostos da decolonialidade, especialmente no que concerne às temáticas sociopolíticas, como em Alegria, Alegria (Sony, 1967), questões indianistas, retratada pela canção Um índio (Philips, 1977), sociais, como no rock Podres Poderes (Philips, 1984) e a valorização da cultura popular, presente em Reconvexo, gravada por Maria Bethânia (Polygram, 1990). Com um misto de experimentalismo, em acordes dissonantes e letras de caráter crítico-discursivo, as músicas apresentadas são, em seu conjunto, uma descrição do Brasil em suas últimas décadas do século XX. A partir da Análise do Discurso, o presente manuscrito busca apresentar pontos de vista sobre o entendimento geral das obras, como contributos do artista ao entendimento de sua época. Outras inferências podem ser produzidas a partir dos aspectos que foram evidenciados pelas análises apresentadas como premissas, segundo as informações explícitas, facilmente detectáveis nos textos, e implícitas, ocultadas pelas entrelinhas e pelo discurso metafórico utilizado pelo compositor.
Références
BAKHTIN, Mikhail. O problema do texto (1959-1961). In: Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão Gomes e Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
CANCLINI, Néstor Garcia. Hibridismo Cultural. Trad.: Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 2008
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 4 ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004.
FLORÊNCIO, Roberto Remígio; ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Sangue Latino no Palco: Nuances de Decolonialidade na arte de Ney Matogrosso Revista REVELL (UEMS) ISSN 2179-4456, Vol. 2, nº 22/2, ago/2019.
FLORÊNCIO, Roberto Remígio. Interpretação de textos literários a partir de análises isoladas. Revista Ícone. Universidade Estadual de Goiás. ISSN 1982-7717. Vol. 22, nº 1 jun/2022.
FRANCHETTI, P.; PÉCORA, A. Caetano Veloso. Literatura Comentada. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
KRISTEVA, J. (1967). A palavra, o diálogo e o romance. In: Introdução à semanálise. (1969). Trad. Lúcia Helena França Ferraz. 3.ed. revista e aumentada. São Paulo: Perspectiva, 2012.
MAINGUENEAU, Dominique. Novas Tendências em Análise do Discurso. Campinas: Pontes, 1997.
MARCHUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual – análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MOISÉS, Massaud. Literatura: Mundo e forma. (1982). São Paulo: Nova Fronteira, 1988.
PONTES, Roberto. Entrevista sobe a teoria da residualidade, com Roberto Pontes, concedida a Rubenita Moreira, 05/06/06. Fortaleza: (mimeografado), 2006.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).