As personagens femininas de Nelson Rodrigues na peça Vestido De Noiva
Visualizações: 1549Mots-clés :
Teatro brasileiro, personagens femininas, mulher, Nelson Rodrigues.Résumé
O teatro de Nelson Rodrigues é indubitavelmente uma das manifestações mais expressivas da dramaturgia nacional, considerado precursor da modernização do teatro brasileiro, com uma vasta gama de enredos e personagens marcantes, não apenas por configuração, mas também pela forma de interagir com o mundo, sempre buscando de alguma maneira transgredir e questionar os valores morais, os dogmas e a hipocrisia na sociedade brasileira da primeira metade do século XX. As diversas facetas das personagens de Rodrigues, em especial as femininas, apresentam elementos cruciais nas obras do dramaturgo e baseado nesse escopo, foi analisada neste trabalho a peça Vestido de Noiva, onde as ações procuram penetrar no universo ainda sombrio e nebuloso da alma feminina, segundo a visão de mundo expressa ali. As mulheres nas peças de Rodrigues, agem como arquitetas de seu destino e, mesmo quando esmagadas, isso se deve às consequências de seus próprios atos ou o que parece ser a inexorabilidade do destino, do que à opressão masculina. Percebe-se que a mulher deixa de ser figurante e passa a ser dona do seu próprio papel, com relevância social e cultural merecida. Para a consecução das análises, referências importantes foram base como Sábato Magaldi, Ronaldo Lins e Ângela Leite.
Références
BRAGA, Marilandes Ribeiro. Repressão Sexual. Sinomar Calmona: Colunismo Social, 18/04/2005. Disponível em: < http://www.sinomar.com.br/cs_180405.asp>. Acesso em: 18 de fev. 2017.
FOUCAULT, Michel, História da Sexualidade I: A Vontade de Saber, tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A Guilhon Albuquerque, Rio de Janeiro, Edições Graal, 1988.
HUSAIN, Shahrukh. Divindades femininas: criação, fertilidade e abundância, a
supremacia da mulher, mitos e arquétipos. Portugal: Taschen, 2001.
LINS, Ronaldo Lima. O Teatro de Nelson Rodrigues: Uma Realidade Em Agonia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1979.
LOPES, Angela Leite. Nelson Rodrigues Trágico Então Moderno. 1ª ed. Rio de janeiro: UFRJ, 1993.
LUKÁCS, György (2000). History and Class Consciousness: Studies in Marxist Dialectics. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1971.
MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. 3ª ed. São Paulo: Global, 1997.
MAGALDI, Sábato. Nelson Rodrigues - Dramaturgia E Encenações. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
MAGALDI, Sábato. Teatro da Obsessão – Nelson Rodrigues. 1ª ed. São Paulo: Global, 2004.
MOSTAÇO; OROFINO, Isabel; BAUMGÄRTEL, Stephan; COLAÇO, Vera (Organizadores). Sobre Performatividade. Florianópolis: Editora Letras Contemporâneas, 2009.
RODRIGUES, Nelson. Teatro desagradável. Dionysos, Rio de Janeiro, out. 1949.
RODRIGUES, Nelson. Teatro Completo: Volume Único. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1993.
SAFFIOTI, Heleieth. I. B. Rearticulando gênero e classe social. In: Uma questão de gênero. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1992.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).