O labirinto do inumano
um espaço de corpos rasurados
Visualizações: 826DOI :
https://doi.org/10.61389/revell.v1i34.7067Mots-clés :
Ditadura, América Latina, Narrativa Contemporânea, MemóriaRésumé
Esta breve narrativa crítica estruturou-se de modo a estabelecer uma análise comparada entre o filme O labirinto do fauno, de Guilherme Del Toro, e a narrativa Space Invaders, de Nona Fernández, a partir de diversos pontos de percepção sobre corpos femininos rasurados por Estados Autoritários. Nesse percurso crítico, deparou-se com uma lógica discursiva que revela serem, tanto a Espanha Franquista quanto o Chile ditatorial de Pinochet, frutos de um mesmo sistema de opressão: a matriz colonial de poder da Modernidade. Além disso, descobriu-se também que tal matriz de poder utiliza em seu projeto de colonização do saber determinados gêneros estéticos, tais como a ficção científica, contra os quais as histórias “locais” resistem.
Références
BICUDO, Hélio. Segurança nacional ou submissão. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1984.
EL LABERINTO DEL FAUNO. Direção: Guilherme Del Toro. Produção de Guilherme Del Toro. Espanha, México: Estudios Picasso, Tequila Gang y Esperanto Filmoj, 2006.
DUSSEL, Enrique. Filosofías del Sur: descolonización y transmodernidad. México: Akal, 2015.
FERNÁNDEZ, Nona. Space Invaders. Tradução de Silvia Massimini Feliz. Belo Horizonte: Moinhos, 2021.
JULLIER, Laurent e MARIE, Michel. Lendo as imagens do cinema. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.
KOTHE, Flávio R. A alegoria. São Paulo: Editora Ática, 1986.
MIGNOLO, Walter D. Histórias locais / projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2020.
OLIVEIRA, Fátima Regis de. Ficção científica: uma narrativa da subjetividade homem- máquina. Trabalho apresentado no Núcleo de Tecnologias da Informação e da Comunicação, XXVI Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Belo Horizonte/MG, 02 a 06 de setembro de 2003.
PASCUAL, Alejandra Leonor. Terrorismo de Estado - a Argentina de 1976 A 1983. Orientador: Christian Caubet. 1997. 197 f. Tese (Doutorado em Direito) Programa de Pós-graduação em Direito - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1997.
PINOS, Jaime. Epílogo: Aprender a despertar. In.: FERNÁNDEZ, Nona. Space Invaders. Tercera edición. Santiago: Alquimia Ediciones, 2018.
RAVETTI, Graciela. Narrativas Performáticas. In: RAVETTI, Graciela; ARBEX, Márcia (org.). Performance, Exílio, Fronteiras: Errâncias Territoriais e Textuais. Belo Horizonte: Departamento de Letras Românicas. Faculdade de Letras/UFMG: Poslit, 2002.
SABBADINI, Andrea. O labirinto do Fauno. JORNAL de PSICANÁLISE, v. 47, n.87, p. 287-294, 2014. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/jp/v47n87/v47n87a19.pdf. Acesso em: 10/09/2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).