Alcântara Machado, leitor de Blaise Cendrars: Modernismo e narrativa de viagem em Pathé-Baby
Visualizações: 618Palavras-chave:
Literatura comparada, Modernismo, Alcântara Machado, Blaise Cendrars, Pathé-Baby.Resumo
Este artigo objetiva investigar a relação, em perspectiva comparatista, entre o pensamento modernista de Blaise Cendrars e a narrativa de viagem Pathé-Baby de António Alcântara Machado. Para tanto, foi utilizado um aporte teórico que principia pela escolha de autores que dimensionaram a importância de Cendrars no Brasil e, consequentemente, no Modernismo brasileiro, como Amaral, Eulalio, Calil e Gonçalves, e teve continuidade no recrutamento de nomes relevantes como Bakhtin e Hutcheon que versaram sobre narrativa de viagem e paródia, respectivamente. A partir dos resultados obtidos, avaliou-se a consistência da ligação que se estabelece, como expressão literária, entre os autores, sendo Pathé-Baby um exemplo legítimo que comprova o intercâmbio cultural desenvolvido entre o artista franco-suíço e a intelectualidade brasileira da época.
Referências
AMARAL, Aracy. Blaise Cendrars no Brasil e os modernistas. São Paulo: Livraria Martins Editora S. A., 1970.
ANDRADE, Oswald de. Pau-Brasil. In: SCHWARTZ, Jorge (Org.). Caixa modernista. São Paulo: EDUSP/ Imprensa Oficial; Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
CALIL, Carlos Augusto. A família de Cendrars. In: CENDRARS, Blaise. O loteamento do céu. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
CENDRARS, Blaise. Du monde entier: poésies complètes: 1912-1924. Paris: Éditions Gallimard, 1967.
CENDRARS, Blaise. Etc..., etc... (um livro 100% brasileiro). Tradução de Teresa Thiériot. São Paulo: Editora Perspectiva, 1976.
EULALIO, Alexandre. A aventura brasileira de Blaise Cendrars. São Paulo/Brasília: Edições Quíron Limitada, 1978.
GONÇALVES, Marcos Augusto. 1922: a semana que não terminou. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia: ensinamentos das formas de arte do século XX. Tradução de Tereza Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 1985.
MACHADO, António de Alcântara. Pathé-Baby: Edição fac-similar comemorativa dos 80 anos da Semana de Arte Moderna (1922-2002). Belo Horizonte/Rio de Janeiro: Livraria Garnier, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).