As múltiplas facetas da homofobia na novela gráfica Heartstopper, Vol. 1

Visualizações: 17

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/revell.v1i37.7763

Palavras-chave:

Heartstopper Vol.1, Romance gráfico, Homofobia

Resumo

A história em quadrinhos britânica Heartstopper Vol. 1 (2016) narra a história de amadurecimento de Charlie e Nick em sua busca por encontrar as suas próprias identidades. É escrito e ilustrado por Alice May Oseman. Durante as suas jornadas, eles devem enfrentar muitos desafios, como o isolamento e a homofobia. Segundo Borrillo (2010), a homofobia é um fenômeno multifacetado relacionado ao isolamento social que merece extensa pesquisa científica. No entanto, há poucas pesquisas sobre homofobia em romances gráficos (RIVAS, 2021; ALLEN, 2022; SCHAUER, 2022). Portanto, este estudo tem como objetivo identificar e investigar as múltiplas facetas da homofobia em Heartstopper Vol. 1 (2016). Uma investigação mais profunda revelou 4 tipos diferentes de homofobia: cognitiva, geral, específica e irracional. Esses vários atos homofóbicos influenciaram diretamente a liberdade e o bem-estar desses personagens.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Araujo Placido, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo – Brasil. Realizou estágio pós-doutoral em Letras na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Brasil. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-4745-3600. E-mail: carlos.placido@ufms.br.

 

Flavianny Monteiro Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Brasil. Bolsista CAPES – Brasil.ORCID iD: https://orcid.org/0009-0006-5114-5797. E-mail: f.monteiro@ufms.br.

Referências

ACKROYD, Peter. Queer City: gay London from the Romans to the present day. Abrams Press, 2018

ALLEN, Melissa. “In a Romantic Way, Not Just a Friend Way!”: Exploring the Developmental Implications of Positive Depictions of Bisexuality in Alice Oseman’s Heartstopper. Journal of Bisexuality, v. 23, n. 2, p. 197-228, 2023.

ANGGITO, Albi; SARTONO, E. Kus Eddy. The development of multicultural education comics to embed tolerance character for 4th grade of elementary school. Jurnal Prima Edukasia, v. 10, n. 1, p. 66-81, 2022.

BENSHOFF, Harry. Monsters in the Closet: Homosexuality and Horror Film. Manchester: Manchester University Press, 2006.

BORRILLO, Daniel. História e crítica de um preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

CABERO, Enrique del Rey; GOODRUM, Michael; MELLADO, Josean Morlesín. How to Study Comics & Graphic Novels: a graphic introduction to comics studies. Londres: Oxford Comics Network, Based At Torch The Oxford Research Centre In The Humanities., 2021.

DRESCHER, Jack. An Interview with George Weinberg, PhD. Journal of Gay & Lesbian Mental Health, v. 20, n. 1, p. 87-93, 2016.

EISNER, Will. Comics & sequential art Tamarac. FL: Poorhouse Press, 1985.

FASOLI, Fabio et al. Not “just words”: Exposure to homophobic epithets leads to dehumanizing and physical distancing from gay men. European Journal of Social Psychology, v. 46, n. 2, p. 237-248, 2016.

FOUCAULT, Michel. The History of Sexuality: An Introduction Volume One. New York: Random House, Inc, 1990.

HEREK, Gregory M. Beyond “homophobia”: Thinking about sexual prejudice and stigma in the twenty-first century. Sexuality research & social policy, v. 1, p. 6-24, 2004.

KUKKONEN, Karin. Studying comics and graphic novels. John Wiley & Sons, 2013.

LYONGA, Frida. Shades of homophobia: A framework for analyzing negative attitudes toward homosexuality. Journal of homosexuality, v. 68, n. 10, p. 1664-1684, 2021.

MARJANOVIC, Natacha. “Be Proud, and Loud”: Linguistic Markers of Pride in Drag Queens’ Spoken Discourse. Discours. Revue de linguistique, psycholinguistique et informatique. A journal of linguistics, psycholinguistics and computational linguistics, n. 32, 2023.

MCCLOUD, Scott. Understanding comics: The invisible art. Northampton, Mass, v. 7, p. 4, 1994.

MCCLOUD, Scott; TRAVERS, Kate; WILLIAMS, John. Making comics: Storytelling secrets of comics, manga, and graphic novels. 2006.

MTUSE, Nomzamo. The experiences of homophobia for lesbians who live in Cape Town townships. 2021.

Museum of London. (2021). London LGBT+ History. Acesso em 27 Mai, 2023. Disponível em: https://www.museumoflondon.org.uk/schools/learning-resources/lgbt-history

OSEMAN, Alice. Heartstopper. 2016. Disponível em: https://tapas.io/series/Heartstopper/info Acesso em: 25 jan. 2023.

OSEMAN, Alice. Heartstopper. 2019. Disponível em: https://www.webtoons.com/en/challenge/heartstopper/list?title_no=329660 Acesso em: 25 jan. 2023

RIFKIND, Candida; CHRISTOPHER, Brandon; RL, Alice. How Comics Work: A 1BUW Production. 2019. Disponível em: uwinnipeg.ca/1819. Acesso em: 20 abr. 2023

RIVAS, Marta Revilla. Heartstopper: Using Young Adult LGBTQ+ Literature in the EFL Classroom. 2021.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

PLACIDO, Carlos Eduardo de Araujo; CARVALHO, Flavianny Monteiro. As múltiplas facetas da homofobia na novela gráfica Heartstopper, Vol. 1. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 37, p. 330–349, 2024. DOI: 10.61389/revell.v1i37.7763. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/7763. Acesso em: 4 set. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre