MEDIAÇÃO UMA ALTERNATIVA NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS DE GUARDA DE MENORES
Visualizações: 653Resumo
O estudo tem como objetivo principal descrever o instituto da mediação e como ele pode ser usado para solucionar conflitos envolvendo menores, especificamente em decisões de guarda, com ênfase na guarda compartilhada. É importantíssimo propagar o conhecimento sobre mediação, suas diferenças de outros institutos semelhantes a exemplo de arbitragem e conciliação. O embasamento teórico foi construído a partir de autores como Maria Berenice Dias, Águida Arruda Barbosa e Conrado Paulino da Rosa e Pablo Stolze. A metodologia de pesquisa é uma pesquisa bibliográfica desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Os resultados da pesquisa apontam que a lei que trata da obrigatoriedade da guarda compartilhada é um avanço para nossa sociedade, assim como a mediação que é uma excelente forma de solução consensual de conflitos e pode trazer grandes avanços a família brasileira.
Palavras-chave: Direito de família, mediação, guarda.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.