A lei 10.639/03 e a educação étnico-cultural /racial: reflexões sobre novos sentidos na escola

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Autores/as

  • Rute Martins Valentin Universidade Católica Dom Bosco
  • José Licínio Backes Universidade Católica Dom Bosco

Resumen

Este artigo discute a questão da educação étnico-cultural/racial, ressaltando a importância e a necessidade da desconstrução social do preconceito e da discriminação racial que são atribuídos à população negra. Procura suscitar reflexões sobre as representações sociais negativas colocadas a população negra por meio de estigmas e estereótipos, abordando particularmente a questão da educação étnico-racial no espaço escolar a partir da Lei Federal Nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96 estabelecendo a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares.

 

Biografía del autor/a

Rute Martins Valentin, Universidade Católica Dom Bosco

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco

José Licínio Backes, Universidade Católica Dom Bosco

Doutor em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco

Publicado

2017-05-28

Cómo citar

Valentin, R. M., & Backes, J. L. (2017). A lei 10.639/03 e a educação étnico-cultural /racial: reflexões sobre novos sentidos na escola. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 1(1). Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/1711