Docência da educação básica:

reflexões sobre a feminização presente na profissão

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/wrlem.v1i22.5644

Palabras clave:

Feminização, Gênero, Docência, Educação

Resumen

Reflexões sobre a baixa presença masculina nas instituições de educação básica se fazem necessárias na atualidade. A partir de inquietações presentes desde a seleção do Doutorado, assim como de análises dos ambientes escolares que passei nessa caminhada de dez anos na educação, constituíram uma trajetória de questionamentos em busca dos “porquês” a presença masculina é, em sua totalidade, uma parcela muito pequena quanto atuantes na docência. Dessa forma, o objetivo deste estudo é investigar o número de educadores do sexo masculino que atuam na rede municipal de ensino, de uma cidade da região metropolitana, refletindo sobre a construção da identidade de gênero desta profissão no município. A partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, analisando o número de educadores que atuam na educação básica são tecidas reflexões, a partir do percurso histórico da profissão professor, assim como a construção identitária da docência e as relações de gênero. Os dados analisados demonstram a feminização do magistério, cunhada, muitas vezes, em estereótipos e relações de preconceitos das quais são necessárias o rompimento de estigmas e da imagem de gênero presentes em quaisquer profissões.

Biografía del autor/a

Tatiane Peres Zawaski, Unilasalle

Doutoranda em Memória Social e Bens Culturais, pela Universidade La Salle, Mestra em Educação pela Universidade La Salle - Unilasalle. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha – CESUCA (2011), Licenciada em  Pedagogia – Orientação Educacional, pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2006),  Licenciada em Letras, pelo Centro Universitário La Salle - UNILASALLE. Atualmente é Coordenadora Pedagógica e Professora de Língua Portuguesa da rede Privada de Ensino. Tem experiência na área de Orientação Educacional, Letras – Língua Portuguesa e Literatura (Ensino Fundamental e Médio), atendimento Psicopedagógico e Orientação Profissional.

Patrícia Kayser Vargas Mangan, UnilaSalle

Professora do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais/UNILASALLE.

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Publicado

2024-05-28

Cómo citar

Zawaski, T. P., & Mangan, P. K. V. (2024). Docência da educação básica: : reflexões sobre a feminização presente na profissão. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 1(22), 1–15. https://doi.org/10.61389/wrlem.v1i22.5644

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