A escrita literária e suas contribuições para uma educação desenvolvente

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/wrlem.v1i22.6766

Palabras clave:

Escrita literária, Teoria Histórico-Cultural, Educação desenvolvente.

Resumen

O artigo apresenta relato de experiência sobre a escrita literária como Atividade que proporciona uma educação desenvolvente. Consciente de que o aprendizado ocorre por meio da Atividade social e culturalmente mediada e que a escola é o espaço privilegiado para apresentar aos alunos a cultura mais elaborada, desenvolvi o projeto Escrita literária: desafios e possibilidades cujo objetivo foi proporcionar aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal de Rondônia, campi Cacoal e Porto Velho Calama, a escrita significativa. Os resultados obtidos permitem a afirmação de que quando os professores criam novas necessidades nos alunos, respeitam a união indissociável entre afetivo e cognitivo, estes sentem-se motivados para aprender e veem sentido no que fazem. Dessa forma, por meio da Atividade, tem-se elementos que subsidiam uma educação humanizadora e desenvolvente conforme defende a Teoria Histórico-Cultural que permeará essa discussão.

Biografía del autor/a

Andreia Santos Oliveira, Instituto Federal de Rondônia

Doutora em Educação. Professora do Instituto Federal de Rondônia.

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Publicado

2024-06-06

Cómo citar

Oliveira, A. S. (2024). A escrita literária e suas contribuições para uma educação desenvolvente. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 1(22). https://doi.org/10.61389/wrlem.v1i22.6766