As práticas de letramento de uma criança

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Autores

  • Isabela Vieira Barbosa FURB
  • Jacqueline Leite Capellaro FURB

Resumo

Com o intuito de analisar as práticas leitoras e de escrita no decorrer de seis anos e seis meses de uma criança no domínio familiar e escolar, destacamos como objetivo deste artigo evidenciar as práticas de letramento utilizadas por uma criança ao longo dos seus seis anos de idade, tanto no contexto familiar, composto de seu pai e sua mãe, quanto na esfera educacional. A pesquisa, do tipo básica, que empregou o método qualitativo, e o procedimento observação participante, caracteriza-se como um estudo de caso, e foi realizada com a criança e a família da mesma. Neste sentido, foram realizadas observações e entrevistas com a criança e seus pais, bem como foram analisadas setenta e sete fotografias do acervo da família e quatro vídeos produzidos pela mãe dela, a fim de identificar como a inserção no mundo da cultura escrita foi se efetivando desde a mais tenra idade da garota. A análise dos dados nos permitiu verificar que tanto a família quanto a inserção da criança no âmbito escolar influenciaram as práticas de letramento da criança, e que, foi possível observar que a menina, inclusive transcende os usos da escrita e leitura dos pais, passando também a interferir nas práticas de letramento deles.


Palavras-chave: Letramento. Leitura. Escrita. Prática discursiva.

Biografia do Autor

Isabela Vieira Barbosa, FURB

Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Jacqueline Leite Capellaro, FURB

Graduada em Psicologia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)

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Publicado

2018-07-07

Como Citar

Barbosa, I. V., & Capellaro, J. L. (2018). As práticas de letramento de uma criança. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 1(2). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/2797