A pesquisa acontecimento e a roda de leitura: caminhos para a formação do leitor literário

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Autores

  • Soraya Ferreira Pompermayer Professora da rede pública municipal e estadual no Espírito Santo
  • Letícia Queiroz de Carvalho IFES

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compartilhar o percurso metodológico trilhado em nossa pesquisa que teve como foco as Rodas ou Círculos de Leitura na formação do leitor literário no ensino fundamental, no contexto do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória, subsidiado por uma abordagem qualitativa pautada na concepção bakhtiniana da pesquisa em Ciências Humanas.  Para tanto, algumas indagações pertinentes a esta pesquisa, se apresentam: Por que a opção pela pesquisa intervenção, com observação participante? Podem as Rodas se constituírem em uma metodologia de pesquisa? Assim como Geraldi (2015) considerou a aula como acontecimento, poderiam as Rodas de Leitura ser um acontecimento? Que desdobramentos uma pesquisa como acontecimento pode propiciar?


Palavras-chave: Acontecimento. Pesquisa. Rodas de Leitura.

Biografia do Autor

Soraya Ferreira Pompermayer, Professora da rede pública municipal e estadual no Espírito Santo

Mestre em Letras pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Professora da rede pública municipal e estadual no Espírito Santo

Letícia Queiroz de Carvalho, IFES

Doutora em Educação e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente da graduação em Letras e do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades e Mestrado Profissional em Letras do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

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Publicado

2018-07-07

Como Citar

Pompermayer, S. F., & Carvalho, L. Q. de. (2018). A pesquisa acontecimento e a roda de leitura: caminhos para a formação do leitor literário. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 1(2). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/2799