A pesquisa acontecimento e a roda de leitura: caminhos para a formação do leitor literário

Soraya Ferreira Pompermayer, Letícia Queiroz de Carvalho

Resumo


Este artigo tem o objetivo de compartilhar o percurso metodológico trilhado em nossa pesquisa que teve como foco as Rodas ou Círculos de Leitura na formação do leitor literário no ensino fundamental, no contexto do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória, subsidiado por uma abordagem qualitativa pautada na concepção bakhtiniana da pesquisa em Ciências Humanas.  Para tanto, algumas indagações pertinentes a esta pesquisa, se apresentam: Por que a opção pela pesquisa intervenção, com observação participante? Podem as Rodas se constituírem em uma metodologia de pesquisa? Assim como Geraldi (2015) considerou a aula como acontecimento, poderiam as Rodas de Leitura ser um acontecimento? Que desdobramentos uma pesquisa como acontecimento pode propiciar?


Palavras-chave: Acontecimento. Pesquisa. Rodas de Leitura.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN: 2526-4052