A pesquisa acontecimento e a roda de leitura: caminhos para a formação do leitor literário
Visualizações: 957Resumo
Este artigo tem o objetivo de compartilhar o percurso metodológico trilhado em nossa pesquisa que teve como foco as Rodas ou Círculos de Leitura na formação do leitor literário no ensino fundamental, no contexto do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória, subsidiado por uma abordagem qualitativa pautada na concepção bakhtiniana da pesquisa em Ciências Humanas. Para tanto, algumas indagações pertinentes a esta pesquisa, se apresentam: Por que a opção pela pesquisa intervenção, com observação participante? Podem as Rodas se constituírem em uma metodologia de pesquisa? Assim como Geraldi (2015) considerou a aula como acontecimento, poderiam as Rodas de Leitura ser um acontecimento? Que desdobramentos uma pesquisa como acontecimento pode propiciar?
Palavras-chave: Acontecimento. Pesquisa. Rodas de Leitura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).