O VOO DA CORUJA DE MINERVA SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
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Política educacional. Alfabetização. PNAIC. PMALFA. Avaliação.Resumo
O presente artigo trata das relações norteadoras da Política Nacional de Alfabetização consubstanciada ao Pacto Nacional pela Alfabetização da Criança (PNAIC) e ao Programa Mais Alfabetização (PMALFA), em interlocução à metáfora do “Voo da Coruja de Minerva”, com o objetivo de analisar a formulação da política que integra os mencionados programas. Como procedimento metodológico, trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e documental. Em relação aos resultados, diante das condicionantes da formulação política de alfabetização pelo contexto neoliberal, que a formata para resultados, o “Voo da Coruja”, alçado no início do crepúsculo, tardio no sentido da uma alfabetização negada historicamente como direito a toda criança e que na atualidade é preocupação nacional no tocante ao dimensionamento dos programas de alfabetização PNAIC/PMALFA. Com base na categoria “contradição considera-se seguintes análises: 1) estuda-se a agenda política de implantação/implementação, mas não se estuda a terminalidade de uma política, o que se apresenta no contexto atual é o dimensionamento; 2) a política de avaliação concebida pelos resultados da Avaliação Nacional de Aprendizagem (ANA) apresentou resultados estagnados em sua última edição; é possível mensurar a totalidade do programa PNAIC somente pela ANA, instrumento de avaliação do estudante? Por fim, está contida no voo da coruja de Minerva no sentido de apropriar pensamentos em contradição à justaposição de programa em programa sobre alfabetização, ao configurar essa alçada tardia, a percepção do alvorecer de um novo tempo, na qual essas análises precisam estar contidas: estudos sobre avaliação e a consequente terminalidade das políticas voltadas à essa alfabetização.
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