A ATIVIDADE DE ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: A EXPRESSIVIDADE PRÁTICO-TEÓRICA

Visualizações: 739

Autores

  • Paula Cristiane Strina Juliasz Universidade de São Paulo (USP)
  • José Gilberto de Souza Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palavras-chave:

Geografia, Histórico-cultural, Formação de professores

Resumo

O conteúdo como centralidade do trabalho docente consiste no fio condutor para pensar as condições concretas de ensino e de aprendizagem e o papel desempenhado pelos processos formativos na constituição do professor de Geografia consciente de sua ação. Consideramos a importância do desenvolvimento de dois conteúdos na formação do professor de Geografia: o pedagógico e o geográfico. Temos como objetivo analisar a importância da seleção de conteúdos e planejamento de atividades como realização consciente do trabalho docente, demandando assim o domínio de conhecimento por parte do professor e tomada de decisões em relação as metodologias de ensino. Com base nos estudos desenvolvidos pela psicologia histórico-cultural, discutimos a formação centrada na atividade de estudo para a transformação do desenvolvimento mental e também ações e procedimentos, pois há mudança não apenas conceitual, mas também transformações na personalidade, essa fundamental na constituição do trabalho consciente do docente. Trabalhar a constituição do conteúdo escolar é também demarcar o método do ensino e a concepção de aprendizagem. Assim, a construção de sequência didática, tendo por base a atividade como unidade formadora torna-se a expressividade prático-teórica do trabalho docente e não se apresenta como simples forma de desenvolvimento do conteúdo, mas passa também a ser mecanismo de resolução dos questionamentos dos alunos de licenciatura acerca das relações entre o conhecimento da universidade e a escola básica.

Biografia do Autor

Paula Cristiane Strina Juliasz, Universidade de São Paulo (USP)

Professora doutora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

José Gilberto de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor Associado do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) - Unesp - Câmpus Rio Claro.

Referências

CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1985.

DAVYDOV, V. A new approach to the interpretation of activity structure and Content. In: HEDEGARD, M.; JENSEN, U. J. Activity theory and social practice: cultural-historical approaches. Aarhus (Dinamarca): Aarthus University Press, 1999, p. 39-50.

DAVIDOV, V.; MÁRKOVA, A. La concepción de la actividad de estudio de los escolares. In: DAVIDOV, V; SHUARE, M. (Org.). La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS (antologia). Moscou: Progresso, 1987. p. 316-336.

ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Pena Villalobos. 12. ed., São Paulo: Ícone, 2012, p. 59-83.

MÁRKUS, G. Marxismo Y Antropologia. Barcelona: Editorial Griyalbo, 1974

MARTINS, L. M. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. Campinas: Autores Associados, 2015.

MARTINS, L. M. Contribuições da psicologia histórico-cultural para a pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, v. 13, 2013, p. 287-300.

MOURA, M. O. de. A atividade de ensino como unidade formadora. Bolema. 2. n. 12, 1996, p. 29-42.

NASCIMENTO, C. P.; ARAUJO, E. S. ; MIGUÉIS, Marlene da Rocha . O Conteúdo e a estrutura da atividade de ensino na educação infantil: o papel do jogo. In: MOURA, M. O. (Org.). A atividade Pedagógica na Teoria Histórico-Cultural. Campinas: Autores Associados, 2010, v. 1, p. 111-134.

PRESTES, Z. R. Quando não é a mesma coisa: traduções de Lev Seminovitch Vigotski no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2012.

SIMIELLI, M. E.; GIRARDI, G.; MORONE, R. Maquete de relevo: recurso didático tridimensional. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo. N. 87, p. 131-148, 2007.

SOUZA, J.G., KATUTA, A.M. Geografia e Conhecimentos Cartográficos A cartografia no movimento de renovação da geografia brasileira e a importância dos mapas. São Paulo:UNESP/FAPESP. 2001.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Pena Villalobos. 12. ed., São Paulo: Ícone, 2012, p. 103 – 117.

VIGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

XAVIER, D. P. Repensando a periferia no período popular da história: o uso do território pelo movimento Hip Hop. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista. Rio Claro: 2005.

Downloads

Publicado

2020-11-26

Como Citar

Juliasz, P. C. S., & de Souza, J. G. (2020). A ATIVIDADE DE ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: A EXPRESSIVIDADE PRÁTICO-TEÓRICA. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(6). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/3924