A ATIVIDADE DE ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: A EXPRESSIVIDADE PRÁTICO-TEÓRICA
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Geografia, Histórico-cultural, Formação de professoresResumo
O conteúdo como centralidade do trabalho docente consiste no fio condutor para pensar as condições concretas de ensino e de aprendizagem e o papel desempenhado pelos processos formativos na constituição do professor de Geografia consciente de sua ação. Consideramos a importância do desenvolvimento de dois conteúdos na formação do professor de Geografia: o pedagógico e o geográfico. Temos como objetivo analisar a importância da seleção de conteúdos e planejamento de atividades como realização consciente do trabalho docente, demandando assim o domínio de conhecimento por parte do professor e tomada de decisões em relação as metodologias de ensino. Com base nos estudos desenvolvidos pela psicologia histórico-cultural, discutimos a formação centrada na atividade de estudo para a transformação do desenvolvimento mental e também ações e procedimentos, pois há mudança não apenas conceitual, mas também transformações na personalidade, essa fundamental na constituição do trabalho consciente do docente. Trabalhar a constituição do conteúdo escolar é também demarcar o método do ensino e a concepção de aprendizagem. Assim, a construção de sequência didática, tendo por base a atividade como unidade formadora torna-se a expressividade prático-teórica do trabalho docente e não se apresenta como simples forma de desenvolvimento do conteúdo, mas passa também a ser mecanismo de resolução dos questionamentos dos alunos de licenciatura acerca das relações entre o conhecimento da universidade e a escola básica.
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