A ATIVIDADE DE ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: A EXPRESSIVIDADE PRÁTICO-TEÓRICA

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Autores/as

  • Paula Cristiane Strina Juliasz Universidade de São Paulo (USP)
  • José Gilberto de Souza Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palabras clave:

Geografia, Histórico-cultural, Formação de professores

Resumen

O conteúdo como centralidade do trabalho docente consiste no fio condutor para pensar as condições concretas de ensino e de aprendizagem e o papel desempenhado pelos processos formativos na constituição do professor de Geografia consciente de sua ação. Consideramos a importância do desenvolvimento de dois conteúdos na formação do professor de Geografia: o pedagógico e o geográfico. Temos como objetivo analisar a importância da seleção de conteúdos e planejamento de atividades como realização consciente do trabalho docente, demandando assim o domínio de conhecimento por parte do professor e tomada de decisões em relação as metodologias de ensino. Com base nos estudos desenvolvidos pela psicologia histórico-cultural, discutimos a formação centrada na atividade de estudo para a transformação do desenvolvimento mental e também ações e procedimentos, pois há mudança não apenas conceitual, mas também transformações na personalidade, essa fundamental na constituição do trabalho consciente do docente. Trabalhar a constituição do conteúdo escolar é também demarcar o método do ensino e a concepção de aprendizagem. Assim, a construção de sequência didática, tendo por base a atividade como unidade formadora torna-se a expressividade prático-teórica do trabalho docente e não se apresenta como simples forma de desenvolvimento do conteúdo, mas passa também a ser mecanismo de resolução dos questionamentos dos alunos de licenciatura acerca das relações entre o conhecimento da universidade e a escola básica.

Biografía del autor/a

Paula Cristiane Strina Juliasz, Universidade de São Paulo (USP)

Professora doutora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

José Gilberto de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor Associado do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) - Unesp - Câmpus Rio Claro.

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Publicado

2020-11-26

Cómo citar

Juliasz, P. C. S., & de Souza, J. G. (2020). A ATIVIDADE DE ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: A EXPRESSIVIDADE PRÁTICO-TEÓRICA. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(6). Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/3924

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