VIVÊNCIAS DE PAIS E FILHOS ADOLESCENTES SOBRE A SEXUALIDADE E RELAÇÕES DE GÊNERO

Visualizações: 389

Autores

  • Léia Guimarães Querino Sena UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Lidiane Cristina Espinosa Gomes Netto UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Hully Lara Garcia de Souza Aantunes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Palavras-chave:

Família e educação, Sexualidade, Relações de gênero.

Resumo

Resumo: À luz das contribuições teóricas de estudiosos conceituados sobre o tema ‘Gênero e Educação’, este artigo propõe-se a apresentar as memórias de mães de adolescentes, evidenciando suas vivências e suas formas de orientar seus filhos sobre a vida afetiva em sociedade. O artigo se constitui de diálogos feitos com mães que puderam revelar suas variadas formas de olhar e entender a vida, em alguns momentos, revelaram que as suas vivências ressurgiram ao narrar o percurso de criação de seus filhos. Assim, é possível observar na maior parte dos diálogos a importância de ensinar o respeito aos filhos para que assim possam se tornar cidadãos e na vida adulta fazerem as suas próprias escolhas, respeitando e acolhendo o outro em sua singularidade e identidades de gênero. Os resultados evidenciam que as famílias se distinguem de modo variado no que se refere à localidade, à condição social e à religião. Cabe, portanto, destacar que cada uma dessas famílias se organiza dentro de suas limitações, em razão do acesso às informações por meio da leitura e do conhecimento, o que pode fazer toda diferença no processo de transmissão dos valores e códigos culturais da sociedade aos filhos.

Biografia do Autor

Léia Guimarães Querino Sena, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

EGRESSA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL- UNIDADE CAMPO GRANDE /2019

Lidiane Cristina Espinosa Gomes Netto, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

EGRESSA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL- UNIDADE CAMPO GRANDE /2019

PROFESSORA TITULAR  DO COLÉGIO EVANGÉLICO CAMPOGRANDENSE.

Hully Lara Garcia de Souza Aantunes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA- UEMS- UUCG

Referências

DEL PRIORE, M. Histórias e conversas de mulher.São Paulo: Editora Planeta, 2013.

DEL PRIORE, M. Sexualidade e erotismo na história do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2011.

LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

N.S. Registro de memórias sobre as vivências da sexualidade e relações de gênero. Set. 2017 UEMS. Campo Grande, MS. Entrevista concedida a SOUZA, H.L.G.; SENA, L.G.Q.; NETTO, L.C.E.G.

L.T. Registro de memórias sobre as vivências da sexualidade e relações de gênero. Set. 2017 UEMS. Campo Grande, MS. Entrevista concedida a SOUZA, H.L.G.; SENA, L.G.Q.; NETTO, L.C.E.G.

S.A.G. Registro de memórias sobre as vivências da sexualidade e relações de gênero. Set. 2017 UEMS. Campo Grande, MS. Entrevista concedida a SOUZA, H.L.G.; SENA, L.G.Q.; NETTO, L.C.E.G.

Downloads

Publicado

2020-10-13

Como Citar

Querino Sena, L. G., Gomes Netto, L. C. E., & Garcia de Souza Aantunes, H. L. (2020). VIVÊNCIAS DE PAIS E FILHOS ADOLESCENTES SOBRE A SEXUALIDADE E RELAÇÕES DE GÊNERO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(5). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/5008