VIVÊNCIAS DE PAIS E FILHOS ADOLESCENTES SOBRE A SEXUALIDADE E RELAÇÕES DE GÊNERO

Visualizações: 389

Autores/as

  • Léia Guimarães Querino Sena UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Lidiane Cristina Espinosa Gomes Netto UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Hully Lara Garcia de Souza Aantunes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Palabras clave:

Família e educação, Sexualidade, Relações de gênero.

Resumen

Resumo: À luz das contribuições teóricas de estudiosos conceituados sobre o tema ‘Gênero e Educação’, este artigo propõe-se a apresentar as memórias de mães de adolescentes, evidenciando suas vivências e suas formas de orientar seus filhos sobre a vida afetiva em sociedade. O artigo se constitui de diálogos feitos com mães que puderam revelar suas variadas formas de olhar e entender a vida, em alguns momentos, revelaram que as suas vivências ressurgiram ao narrar o percurso de criação de seus filhos. Assim, é possível observar na maior parte dos diálogos a importância de ensinar o respeito aos filhos para que assim possam se tornar cidadãos e na vida adulta fazerem as suas próprias escolhas, respeitando e acolhendo o outro em sua singularidade e identidades de gênero. Os resultados evidenciam que as famílias se distinguem de modo variado no que se refere à localidade, à condição social e à religião. Cabe, portanto, destacar que cada uma dessas famílias se organiza dentro de suas limitações, em razão do acesso às informações por meio da leitura e do conhecimento, o que pode fazer toda diferença no processo de transmissão dos valores e códigos culturais da sociedade aos filhos.

Biografía del autor/a

Léia Guimarães Querino Sena, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

EGRESSA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL- UNIDADE CAMPO GRANDE /2019

Lidiane Cristina Espinosa Gomes Netto, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

EGRESSA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL- UNIDADE CAMPO GRANDE /2019

PROFESSORA TITULAR  DO COLÉGIO EVANGÉLICO CAMPOGRANDENSE.

Hully Lara Garcia de Souza Aantunes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA- UEMS- UUCG

Citas

DEL PRIORE, M. Histórias e conversas de mulher.São Paulo: Editora Planeta, 2013.

DEL PRIORE, M. Sexualidade e erotismo na história do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2011.

LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

N.S. Registro de memórias sobre as vivências da sexualidade e relações de gênero. Set. 2017 UEMS. Campo Grande, MS. Entrevista concedida a SOUZA, H.L.G.; SENA, L.G.Q.; NETTO, L.C.E.G.

L.T. Registro de memórias sobre as vivências da sexualidade e relações de gênero. Set. 2017 UEMS. Campo Grande, MS. Entrevista concedida a SOUZA, H.L.G.; SENA, L.G.Q.; NETTO, L.C.E.G.

S.A.G. Registro de memórias sobre as vivências da sexualidade e relações de gênero. Set. 2017 UEMS. Campo Grande, MS. Entrevista concedida a SOUZA, H.L.G.; SENA, L.G.Q.; NETTO, L.C.E.G.

Publicado

2020-10-13

Cómo citar

Querino Sena, L. G., Gomes Netto, L. C. E., & Garcia de Souza Aantunes, H. L. (2020). VIVÊNCIAS DE PAIS E FILHOS ADOLESCENTES SOBRE A SEXUALIDADE E RELAÇÕES DE GÊNERO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(5). Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/5008