O PENSAMENTO DECOLONIAL NO ENFRENTAMENTO DO RACISMO:

Por uma educação intercultural, justa e igualitária

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6337

Palavras-chave:

Pensamento decolonial. Racismo. Educação antirracista.

Resumo

O pensamento decolonial surgiu como uma referência de compreensão do mundo e de suas complexidades, através de uma reflexão e de um diálogo críticos em contraposição à ideologia eurocêntrica implantada na sociedade. Nessa perspectiva, este artigo tem por objetivo discutir a importância do pensamento decolonial no enfrentamento do racismo, o processo de historicidade que fundamenta tal prática, sua presença no ambiente escolar, a implementação de leis que deram subsídios para o desenvolvimento de ações e práticas antirracistas na escola. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se embasou em várias literaturas que tratavam da temática, buscando assim explicitar todo o contexto sociocultural que permeia as relações desenvolvidas na sociedade em torno da situação do racismo e das marcas deixadas por estes atos na vida daqueles que sofreram com esta prática cruel. O estudo conclui que há a necessidade de desenvolver uma educação antirracista onde a escola seja o território para o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para a construção de novas identidades, num processo de diálogo entre alunos, professores e toda a comunidade escolar.

Biografia do Autor

Márcia Cristina de Castro Cardoso dos Reis, Universidade Federal do Pará

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1997). Atuou em caráter temporário como contratada pela Fundação Papa João XXIII no Projeto de revisão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) com ênfase em visitas domiciliares. Trabalhou como pesquisadora em equipe multiprofissional. Tem experiência com palestras, reuniões, ações socioeducativas, visitas domiciliares, entre outros. Desenvolveu ações socioeducativas em uma escola pública estadual. Atualmente é discente da Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia - GEPEIF/UFPA/CNPq

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Publicado

2021-11-17

Como Citar

de Castro Cardoso dos Reis, M. C. (2021). O PENSAMENTO DECOLONIAL NO ENFRENTAMENTO DO RACISMO: : Por uma educação intercultural, justa e igualitária. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(10). https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6337