A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O BEM-ESTAR DOCENTE

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Autores

Palavras-chave:

Formação continuada, Bem-estar docente, Escola em Tempo Integral.

Resumo

Esta pesquisa ocupa-se da investigação de como ocorre a formação continuada dos professores de uma Escola em Tempo Integral da Rede Municipal de Campo Grande/MS e se essa formação contribui para o bem-estar desses docentes. O objetivo central deste estudo é analisar o documento Proposta das Escolas em Tempo Integral: diretrizes de implantação e implementação na Rede Municipal de Educação de Campo Grande-MS (2009) buscando evidenciar as contribuições dessa proposta para a prática pedagógica dos professores e para o bem-estar docente. Participou da pesquisa um grupo de professores atuantes na pré-escola e nos 1° anos do Ensino Fundamental

Biografia do Autor

Pabliane Lemes Macena, SEMED/CG/MS

Mestre em Educação pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Especialista em Educação à Distância pelo SENAC - MS, Psicopedagogia pela UNIGRAN - MS, Coordenação Pedagógica na Educação Infantil e Ensino Fundamental pelo IESF/SEMED - MS e Gestão Escolar pela UFMS/SEMED - MS. Pedagoga formada pelo Instituto de Ensino Superior da Funlec - IESF - (2008). Atualmente atua como Tutora no curso de Ciências Sociais na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS e Diretora Adjunta da Escola Municipal Professora Gonçalina Faustina de Oliveira da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS.

Orientadora - Eliane Greice Davanço Nogueira, UEMS

Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no curso de Pedagogia na unidade de Campo Grande, no programa de mestrado em Educação na unidade de Paranaíba e no programa de mestrado Profissional de Educação na unidade de Campo Grande. Líder do grupo de estudos e pesquisas em narrativas formativas (GEPENAF) e membro do grupo de estudos e pesquisas em educação continuada (GEPEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, escrita auto-biografica, pesquisa-formação, educacao infantil, alfabetização e psicologia.

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Publicado

2021-06-10

Como Citar

Macena, P. L., & Nogueira, O. .-. E. G. D. (2021). A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O BEM-ESTAR DOCENTE. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6377

Edição

Seção

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)