A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS INDÍGENAS DO MILÊNIO ATUAL A RESPEITO DE SUA TRAJETÓRIA NO ENSINO SUPERIOR

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6683

Palavras-chave:

, População Indígena, Universidades, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Introdução: Os povos originários ocupam papel importante no país, desde sua origem até a configuração atual, em todos os âmbitos. Entretanto, ainda ocorre exclusão em diversos meios, destacando-se o educacional. Foram criadas políticas afirmativas para mudar essa realidade, garantindo o ingresso, mas não a permanência no curso até sua formação. Métodos: Esta revisão integrativa enfoca na trajetória acadêmica de indígenas no Ensino Superior no atual milênio, identificando suas vivências, facilidades e dificuldades. As etapas incluíram: pesquisa com palavras chaves nas bases de dados; peneira dos resultados; releitura; conclusão e síntese. Resultados: Identificaram-se como fatores facilitadores: apoio da família e pares; experiências educacionais anteriores, acesso aos Centros de Apoio ao Estudante Indígena; como dificuldades: questões financeiras, familiares, entendimento linguístico, identidade, discriminação, exclusão, racismo, obrigações concorrentes, sistema de aprendizado, currículo excludente. Conclusão: São necessários avanços que garantam a inclusão e aparato que assegure condições mínimas de permanência no curso.

Palavras-chave: População Indígena, Universidades, Pesquisa Qualitativa.

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Publicado

2021-11-17

Como Citar

Kowalski, P. A. (2021). A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS INDÍGENAS DO MILÊNIO ATUAL A RESPEITO DE SUA TRAJETÓRIA NO ENSINO SUPERIOR. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(10). https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6683