A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS INDÍGENAS DO MILÊNIO ATUAL A RESPEITO DE SUA TRAJETÓRIA NO ENSINO SUPERIOR
Visualizações: 201DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6683Palavras-chave:
, População Indígena, Universidades, Pesquisa QualitativaResumo
Introdução: Os povos originários ocupam papel importante no país, desde sua origem até a configuração atual, em todos os âmbitos. Entretanto, ainda ocorre exclusão em diversos meios, destacando-se o educacional. Foram criadas políticas afirmativas para mudar essa realidade, garantindo o ingresso, mas não a permanência no curso até sua formação. Métodos: Esta revisão integrativa enfoca na trajetória acadêmica de indígenas no Ensino Superior no atual milênio, identificando suas vivências, facilidades e dificuldades. As etapas incluíram: pesquisa com palavras chaves nas bases de dados; peneira dos resultados; releitura; conclusão e síntese. Resultados: Identificaram-se como fatores facilitadores: apoio da família e pares; experiências educacionais anteriores, acesso aos Centros de Apoio ao Estudante Indígena; como dificuldades: questões financeiras, familiares, entendimento linguístico, identidade, discriminação, exclusão, racismo, obrigações concorrentes, sistema de aprendizado, currículo excludente. Conclusão: São necessários avanços que garantam a inclusão e aparato que assegure condições mínimas de permanência no curso.
Palavras-chave: População Indígena, Universidades, Pesquisa Qualitativa.
Referências
AMARAL, W. R.A; BAIBICH-FARIA , T.M. A presença dos estudantes indígenas nas universidades estaduais do Paraná: trajetórias e pertencimentos. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 93, n. 235, p. 818-835, set./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-66812012000400014
BERGAMASCHI, M.A.; MEDEIROS, J.S. História, memória e tradição na educação escolar indígena: o caso de uma escola Kaingang. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 30, n.60, p. 55-75,2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-01882010000200004
BEST, O.; STUART, L. An Aboriginal nurse-led working model for success in graduating Indigenous Australian nurses. Contemporary Nurse, v. 48,n.1, p. 59–66.3, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/10376178.2014.11081927
CURTIS, E. et al. Addressing indigenous health workforce inequities: A literature review exploring ‘best’ practice for recruitment into tertiary health programmes. International Journal for Equity in Health, v.11, n.13.2012. DOI: https://doi.org/10.1186/1475-9276-11-13
DAVID, M; MELO, M.L; MALHEIRO, J.M.S. Desafios do currículo multicultural na educação superior para indígenas. Educ. Pesqui. São Paulo, v. 39, n. 1, p. 111-125, jan./mar. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000100008
ERIG, M.H. Estudantes Universitários em Contextos Emergentes: Experiências de Participantes da Política de Ação Afirmativa na UFRGS. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação- Faculdade de Educação, PUCRS. Porto Alegre, 2016.
EVANS, B.C. A part-time clinical option: meeting the needs of the non-traditional student.
J. Prof Nurs, v.24,n.4,p.205-217, Jun. 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2007.06.026
FACHIN, V.S. Estudantes Indígenas e Políticas Públicas para o Ensino Superior em Mato Grosso do Sul. Revista Desenvolvimento, Fronteiras e Cidadania, v.l, n.1, p. 182-204, 2017.
FERRI, E.K; BAGNATO, M.H.S. Políticas públicas de Ação Afirmativa para indígenas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: a visão dos implementadores. Proposições, Vertentes da educação inclusiva, v. 29, n. 1, p.86, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0133
FOWLER, A.C. et al. Closing the gap: A whole of school approach to Aboriginal and Torres Strait Islander inclusivity in higher education. School of Nursing & Midwifery, Edith Cowan University, 270 Joondalup Drive, Joondalup, WA, 6024, Australia, 2018.
GRAHAM, C.L. Baccalaureate Minority Nursing Students Perceived Barriers and Facilitators to Clinical Education Practices: An Integrative Review. Nursing Education perspectives, v.37,n. 3, 2016. DOI: https://doi.org/10.1097/01.NEP.0000000000000003
LEONG, N. et al. Challenges of Dental Assisting Students in Their Pursuit of Academic Success. Journal of Dental Education, 2017. DOI: https://doi.org/10.21815/JDE.016.007
MCNAMARA, R.A; NAEPI, S. Decolonizing Community Psychology by Supporting Indigenous Knowledge, Projects, and Students: Lessons from Aotearoa New Zealand and Canada. Am J Community Psychol, p.1–10, 2018. DOI: https://doi.org/10.1002/ajcp.12296
MILNE, T; D.K. CREEDY B; R.WEST. Integrated systematic review on educational strategies that promote academic success and resilience in undergraduate indigenous students. Nurse Education Today, v.36, p.387–394, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.10.008
SCHULZ, P.M. et al. Evaluation of strategies designed to enhance student engagement and success of indigenous midwifery students in an Away-From-Base Bachelor of Midwifery Program in Australia: A qualitative research study. Nurse Education Today,
v. 63,p.59–63, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.soin.2018.03.012
SILVA, G.K.B.; PAULINO, F.S. Desafios De Acesso e Permanência dos Povos Indígenas no Ensino Superior. XVI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2018.
SOARES, L.V; COLARES, M.L.I.S; FERREIRA. M.A.V. Políticas Educacionais na Amazônia: a questão ―indígena‖ no ensino superior. Revista Teias, v. 21 n. 61, abril/junho 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49558
TAYLOR, E.V; LALOVIC A; THOMPSON S.C. Beyond enrolments: a systematic review exploring the factors affecting the retention of Aboriginal and Torres Strait Islander health students in the tertiary education system. International Journal for Equity in Health, v.18, n.136, 2019. DOI: https://doi.org/10.1186/s12939-019-1038-7
USHER, K. et al. Meeting the challenges of recruitment and retention of Indigenous people into nursing: outcomes of the Indigenous Nurse Education Working Group. Collegian, v.12, n. 3, 2005. DOI: https://doi.org/10.1016/S1322-7696(08)60498-9
VERA, I; AVERSI-FERREIRA, T.A; LUCCHESE, R. A experiência do professor orientador de estudante indígena em enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, v.24,n.2, p.289-93, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21002011000200021
VITAL, M.S. Povos Indígenas, Ações Afirmativas e Diversidade: Trajetórias, Desafios e Perspectivas dos Estudantes Indígenas da Escola Superior de Ciências Sociais – Eso, da Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Revista Conbrad Maringá, v.1, n.3, p. 169-182, 2016. DOI: https://doi.org/10.18535/ijsshi/v3i9.25
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).