Diante do momento que estamos vivendo, estamos nos saindo bem
Aprendizagens de estudantes de Pedagogia em tempos de pandemia
Visualizações: 259DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v6i11.6696Palavras-chave:
Educação Infantil. Formação de professoras. Projeto UEMS para Crianças.Resumo
O artigo tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho efetivado por estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Dourados, quando utilizaram como ferramenta o ambiente virtual em formato remoto, bem como propiciar a reflexão teórica sobre o contexto vivenciado, relatando fragmentos dessa trajetória. Ele apresenta a discussão de algumas aprendizagens construídas pelas estudantes ao enfrentarem uma crise pandêmica inimaginada, cujas proporções podem ser comparadas a uma situação de guerra pela sua capacidade de colocar o mundo ‘fora do lugar’. Fundamentado na teoria Histórico-cultural, a discussão traz como metodologia a análise de fragmentos dos relatórios escritos pelo coletivo UEMS para Crianças, vinculado a um projeto de extensão da instituição, cujos documentos registram memórias dos encontros brincantes virtuais realizados com as crianças (2020-2021). Os resultados apontam que as atividades propiciaram às crianças se expressassem e experenciarem vivências ligadas à literatura, à música e ao movimento e de compartilharem práticas coletivas em um momento tão difícil de isolamento social. As estudantes de Pedagogia transformaram-se em uma ponte que aproximou instituições e famílias, pois, para a grande maioria das creches e pré-escolas envolvidas, o momento promovido pela UEMS foi o único contato síncrono das crianças entre si e delas com a professora. Conclui-se que as estudantes foram envolvidas em ações que se constituíram em encontros a favor da vida, repletos de interações que não seriam possíveis pelo encaminhamento às crianças de atividades impressas. As propostas geraram aprendizagens para quando elas atuarem como professoras no momento presencial. Assim, entre outras, aprenderam, de forma desafiadora, a exercitarem a escuta das crianças nas suas múltiplas formas de expressão, a pensarem a organização do espaço ‘da janela’ e da vivência desenvolvida para que pudessem ampliar o repertório das crianças, o que contribuiu para entenderem o que significa colocar a criança como centro do processo. Para as estudantes, a experiência revelou-se permeada de contradições, as quais foram enfrentadas, com consciência, diante dos problemas aos quais o mundo foi exposto.
Referências
ANJOS, Cleriston Izidro dos; FRANCISCO, Deise Juliana. Educação infantil e tecnologias digitais: reflexões em tempos de pandemia. In: Revista Zero a Seis. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 125-146, jan./jan., 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79007
Barbosa, Maria Carmen Silveira; Quadros Vanessa da Silva Rocha de. As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular. In: Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 100, p. 45-70, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3358
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, 2009. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf. Acesso em: 03 ago. 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Campos de experiências: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil. São Paulo: Fundação Santillana, 2018.
CARVALHO, Saballa Rodrigo; FOCHI, Paulo Sérgio. Pedagogia do cotidiano: reivindicações do currículo para a formação de professores p. 23 a 44. In: Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 100, p. 1-192, set./dez. 2017 DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3498
CRUZ, Silvia Helena Vieira. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: uma breve apresentação. In: Salto para o Futuro, v. 1, p. 10-18, 2013.
CRUZ, Silvia Helena Vieira. MARTINS; Cristiane Amorim. A educação infantil e demandas impostas na pandemia: intersetorialidade, identidade e condições para o retorno às atividades presenciais. In: Revista Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 147-174, jan./jan., 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79003
DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação infantil da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed. 200.
FMEI. Fórum Mineiro Educação Infantil, 2020. Texto enviado WhatsApp.
FRIEDMANN, Adriana. Processos inspiradores para educadores. In: FRIEDMANN, Adriana (Org). Escuta e observação de crianças: processos inspiradores. São Paulo: Centro de Pesquisa e Formação Sesc, 2018.
HOLZWARTH, Werne. Da Pequena Toupeira que Queria Saber Quem Tinha Feito Cocô na Cabeça Dela. São Paulo: Companhia Das Letrinhas, 1994.
HORN, Maria das Graças Souza. Sabores, sons, cores e aromas: a organização do espaço na educação infantil. Porto Alegre: ARTMED, 2004.
LEONTIEV, Aléxis. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes, [s.d.].
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia; PASCAL, Christine. Pedagogia-em-Participação: em busca de uma práxis holística. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia; FORMOSINHO, João. Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para transformação. Porto Alegre: Penso, 2019.
OSTETTO, Luciana. Sobre a organização curricular da Educação Infantil: conversas com professoras a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais. In: Revista Zero a Seis. v. 19, n. 35 p. 46 - 68 | jan-jun 2017. DOI: https://doi.org/10.5007/49699
RODRIGUES, Márcia Cristina Pires. Apreciação musical através do gesto corporal. In: KEBACH, Patrícia; BEYER, Esther (Orgs.). Pedagogia da música: experiências de apreciação musical. Porto Alegre: Mediação, 2009, p. 27-36.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. O uso da tecnologia e da linguagem midiática na educação infantil. São Paulo: SME/DOT, 2015.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).