CEAME/TEA

configuração do trabalho de inclusão de alunos com autismo na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i14.8347

Palavras-chave:

Inclusão, Transtorno do Espectro Autista, CEAME/TEA

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar e propor reflexão sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS). É elencada a criação do Centro de Apoio Multidisciplinar ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista (CEAME/TEA), em 2016, como ferramenta de acompanhamento para a inclusão destes estudantes no ensino regular. Através de documentos e levantamento bibliográfico são apresentadas as informações que apoiam a pesquisa. Entendendo as especificidades que alunos com autismo apresentam, faz-se necessário um trabalho de acompanhamento especializado para orientações e desenvolvimento de trabalho pedagógico e multidisciplinar para que essas pessoas tenham o direito a educação garantido, assim como acesso e terminalidade da Educação Básica.

Biografia do Autor

Cidnei Amaral de Mello , SEMED - Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS


https://orcid.org/0000-0002-9009-8579
Websites
Currículo Lattes https://lattes.cnpq.br/3691819257960060
Biografia
Mestre em Educação. Especialista em EducaçãoEspecial e em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar. Professor da Rede Municipal de Campo Grande/MS. Atuando em Sala de Recursos Multifuncionais prestando o Atendimento Educacional Especializado para Alunos Público Alvo da Educação Especial. Ministra aulas em cursos de Especialização como professor convidado na área da Educação.

Maira Cristiane Benites, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande /MS

Mestra em Educação. Bolsista CAPES.  Professora na Secretaria Municipal de Educação Campo Grande – MS. Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais e Órgãos de Gestão dos Sistemas de Ensino (GEPESE).

ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-8449-8760

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3537532148807253

Nadia Bigarella, https://site.ucdb.br/

Doutora e Pós-Doutora em Educação. Professora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco, ligada a linha de pesquisa Política, Gestão e História da Educação. É líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais e Órgãos de Gestão dos Sistemas de Ensino (GEPESE) e da Rede Ibero – Americana de Pesquisa em Política e Gestão da Educação (REIPPGE)
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5759-5947
Researcher ID: F-3982-2019
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2605563325860764

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

MELLO, C. A. D., Benites, M. C., & BIGARELLA, N. (2023). CEAME/TEA: configuração do trabalho de inclusão de alunos com autismo na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul . REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 8(14), 108–123. https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i14.8347