Gamificação como meio de apropriação da aprendizagem

Ensino fundamental na área de língua portuguesa

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9082

Palavras-chave:

Jogos/Games, Ensino Funtamental, Língua Portuguesa

Resumo

A procura por aulas mais dinâmicas tem atraído cada vez mais professores e pesquisadores. Assim, os jogos são metodologias que envolvem engajamento, motivação e cooperação. Desde modo, a pesquisa foi realizada de forma qualitativa, onde procuramos apresentar os jogos que irão proporcionar uma aprendizagem de conteúdos específicos de Língua Portuguesa. Nesse viés, o presente artigo é uma revisão sistemática da literatura sobre o uso da gamificação no Ensino Fundamental I e II, com direcionamento em Língua Portuguesa. Por consequência, a pesquisa foi realizada na plataforma Google Acadêmico com foco no Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), abarcando os períodos de 2009 a 2023, que resultou em 93 artigos encontrados. Contudo, apenas 17 trabalhos foram analisados devido a palavra-chave Língua Portuguesa. Ao analisamos os trabalhos, esperamos somente resultados positivos quando ao uso gamificado em sala de aula, porém durante esse período foi possível perceber que nem todo jogo garante aprendizado. Portanto é perceptível a ausência de artigos que apresentem jogos direcionados a língua materna.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Antunes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre e Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Técnica de Comercialización y Desarrollo – UTCD PY/Asución. Pós-doutorando em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

Nataniel dos Santos Gomes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Linguística. Professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Antunes, C. A., & Gomes, N. dos S. (2024). Gamificação como meio de apropriação da aprendizagem: Ensino fundamental na área de língua portuguesa. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 8(17), 130–147. https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9082