A BACIA HIDROGRÁFICA COMO UNIDADE DE ESTUDO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

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Authors

  • Eva Faustino da Fonseca de Moura Barbosa UEMS
  • Rejane Alves Félix UEMS
  • Elaine Ferreira Silva Nunes UEMS

Keywords:

Bacia Hidrográfica. Córrego Imbirussu. Educação Ambiental

Abstract

Esta pesquisa visa estudar a Bacia do Córrego Imbirussu como unidade (área) de estudo de Educação Ambiental através do Parque Linear do Imbirussu e do CEA Imbirussu. Analisando o espaço/área desta bacia, as ações práticas e os saberes da Educação Ambiental desenvolvidos no Parque Linear do Imbirussu e no CEA Imbirussu - Região Noroeste de Campo Grande. Pois esta é uma região que vem sofrendo inúmeras mudanças ambientais relativas aos processos de uso e ocupação antrópicos preconizados pelo acelerado processo de urbanização que vem ocorrendo em Campo Grande nos últimos vinte anos. A antropização está ocorrendo em todo perímetro urbano de Campo Grande e, consequentemente em todas as dez bacias hidrográficas. As bacias hidrográficas integram uma visão conjunta do comportamento das condições naturais e das atividades humanas nelas desenvolvidas. Atualmente a bacia hidrográfica é considerada uma unidade de gestão e planejamento dos recursos hídricos e das atividades antrópicas realizadas nessas áreas. E assim consequentemente tornaram-se unidades de estudo de Educação Ambiental.

Author Biographies

Eva Faustino da Fonseca de Moura Barbosa, UEMS

Professora Titular do Curso de Licenciatura em Geografia da UEMS. E-mail: evamoura@uems.br. Integrante do Grupo de Estudos em Fronteira, Território e Turismo – GEFRONTER

Rejane Alves Félix, UEMS

Graduada no Curso de Licenciatura em Geografia da UEMS, Unidade Universitária de Campo Grande

Elaine Ferreira Silva Nunes, UEMS

Graduada no Curso de Bacharelado em Geografia da UEMS, Unidade Universitária de Campo Grande

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Published

2018-12-21

How to Cite

Barbosa, E. F. da F. de M., Félix, R. A., & Nunes, E. F. S. (2018). A BACIA HIDROGRÁFICA COMO UNIDADE DE ESTUDO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(4). Retrieved from https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/3266