DESAFIOS E CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS

Visualizações: 553

Authors

  • Luciane Ferreira Bomfim UNEB
  • Claudia Paranhos de Jesus Portela UNEB

Keywords:

Formação de professores, Educação de surdos, Língua portuguesa como L2.

Abstract

A reflexão acerca da formação do professor e de sua prática docente no ensino de Língua Portuguesa como L2 para surdos é uma tarefa complexa, o Decreto 5626/05 não define, de maneira clara, a formação deste profissional e nem todas as IES oferecem essa disciplina nos cursos de Letras e Pedagogia. Buscou-se compreender de que maneira os saberes experienciais podem contribuir para a formação de professores para o ensino da língua portuguesa como L2. Por considerar que ministrar aulas na modalidade de uma segunda língua exige do professor metodologias didáticas adequadas, levando-se em conta que é uma segunda língua viso-espacial, portanto, diferente de como se ensina para pessoas ouvintes, foi desenvolvido um projeto de intervenção com proposta direcionada para a formação continuada, organizando oficinas formativas para professores que trabalham com educandos surdos, no que concerne ao ensino da Língua Portuguesa como L2 no município de São Francisco do Conde/Bahia. Como metodologia foi utilizada a pesquisa participante e, como instrumento de coleta de dados o diário de bordo. O lócus da pesquisa foi o município de São Francisco do Conde (SFC). Os sujeitos foram os professores: das escolas de surdos de Salvador/Bahia, e os das escolas inclusivas de SFC, que trabalham na sala de recursos, no Atendimento Educacional Especializado. Os resultados das análises evidenciaram que a formação continuada provocativa e reflexiva, aliada à busca de novos conhecimentos teórico-práticos, pode colaborar substancialmente para as práticas pedagógicas, vez que os participantes evidenciaram a necessidade e iniciaram o redimensionamento de suas práticas pedagógicas.

Author Biographies

Luciane Ferreira Bomfim, UNEB

Possui graduação em Pedagogia (2010). Professora de educação especial.
Especialista em LIBRAS (2013) e Especialista em Atendimento Educacional
Especializado (2014) . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em
Educação Inclusiva e Especial. Mestrado pelo Programa de Gestão e Tecnologia
aplicados a educação -GESTEC (2018). Atualmente é pesquisadora do TIPEMSE -
Grupo de Pesquisa em Tecnologias, Inovação Pedagógica e Mobilização Social pela
Educação da UNEB e o do EDUCID- Educação Inclusiva e Diversidade.

Claudia Paranhos de Jesus Portela, UNEB

Doutora em Educação (UNEB) com doutorado sanduíche pela Universidade de
Lisboa. Mestre em Educação na área de Educação Especial (CELAEE/Cuba/UEFS),
Especialista em Supervisão Escolar (UEFS) e em Educação a Distância (AVM).
Graduada em Pedagogia (UEFS). É professora adjunta do Departamento de
Educação da Universidade do Estado da Bahia, atua como docente no Programa de
Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC),
coordena o Grupo de Pesquisa em Inclusiva e Diversidade/ EDUCID, é professora
pesquisadora do grupo de Pesquisa em Formação Docente e Diversidade, coordena
os Projetos de curso de Licenciatura em Educação Inclusiva e Educação Inclusiva
na escola básica: superando limites, acolhendo desafios do Programa Institucional
de Iniciação à Docência (PIBID). Compõe o Banco de Avaliadores do
MEC/INEP/BASIS.

References

ANDRADE, Dídima Maria de Mello. Formação inicial e construção de saberes profissionais docentes: um estudo de caso no seio do Programa Rede Uneb 2000. 137 f. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado da Bahia, Instituto de Educação. 2007.

BRASIL. Decreto 5.626, de 04 de abril de 2005. Regulamenta a Lei 10.436/02 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras. Brasília, 2005.

BRASIL. Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Reconhece a Língua Brasileira de Sinais como língua oficial da comunidade surda. Brasília, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 05 dez. 2013.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 9/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de Licenciatura, de Graduação plena. Diário Oficial da União de 15/05/2017.

BRASIL. Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Conselho Nacional de Educação - CNE. Câmara de Educação Básica – CEB, 2002.

CICILINO, Joice Emanuele Munhoz. Políticas de formação de professores na perspectiva bilíngue: o caso do INES. 2016. 106 f. Dissertação ( Mestrado), Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras (Campus Araraquara) Orientador: Prof.ª Dr.ª Cláudia Regina Mosca Giroto.

FREIRE. Pedagogia da Autonomia. 23 ed. Ed Paz e Terra, 1996.

GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sóciointeracionista. São Paulo: Plexus, 1997.

LE BOTERF, Guy. Pesquisa participante: propostas e reflexões metodológicas. In: BRANDÃO, Carlos (Org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999, p. 51-81.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA; GHEDIN (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

SOARES, Rúbem da Silva. Educação Bilíngue de surdos: desafios para a formação de professores. 2013. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

SKLIAR, Carlos (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 4 ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Published

2020-10-13

How to Cite

Bomfim, L. F., & Portela, C. P. de J. (2020). DESAFIOS E CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(5). Retrieved from https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/3937