ESCOLA SEM RACISMO: EDUCAÇÃO COMO TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E RESISTÊNCIA CULTURAL NO TEMPO PRESENTE

Visualizações: 541

Authors

  • Danilo Meira Leite do Prado UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Keywords:

Educação, Raça-Etnia, Slam, Poesia

Abstract

Esse artigo visa problematizar o conceito de raça/etnia em sala de aula por meio do slam (tipologia de poesia falada que tem por princípio a liberdade de expressão e opinião). O objetivo desse trabalho é analisar a escola enquanto ambiente formativo de consciências críticas e suas problemáticas no campo da História e, de modo específico, entender como esse instrumento pode despertar no alunado a curiosidade, a criatividade e, sobretudo, as discussões sobre as desigualdades sociais, culturais e políticas em nosso país. O estudo se ancora na perspectiva do materialismo histórico, buscando entender a superestrutura, o universal, e tem como metodologia a pesquisa bibliográfica com aporte teórico adequado ao tema. Soma-se a isso a análise no plano singular, pois serão dialogados com os conceitos de raça/etnia junto a estudantes de 9ºs (nonos) anos do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Campo Grande/MS. A presente análise busca entender de que modo a questão racial pode ser introduzida nas práticas didáticas docentes, tendo em vista contribuir com a formação do educando como sujeito de sua história por meio da pesquisa e reflexão autônoma. Percebe-se ser relevante o uso de diferentes metodologias em sala de aula, a fim de que não se perpetuem na escola e sociedade de modo geral, as desigualdades sociais de raça/etnia, mas também àquelas entrelaçadas a ela de modo interseccional como classe e gênero, contribuindo assim com o diálogo sobre essa problemática histórica e para o desenvolvimento humano desses estudantes enquanto cidadãos e cidadãs de direito.

Author Biography

Danilo Meira Leite do Prado, UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestrando. Departamento de Educação. PROFEDUC - UEMS

References

ALVES, Gilberto Luiz. Universal e singular: em discussão a abordagem científica do regional. In: ALVES, G. L. Mato Grosso do Sul: o universal e o singular. Campo Grande: Editora UNIDERP, 2003. p.17-29.

BRUNO, Lucia. Educação e desenvolvimento econômico no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Brasília, v.16 n.48, p. 545-562, set-dez, 2011.

CATANANTE, Bartolina Ramalho & HENKIN, Rosana Monti. A Formação Docente em Gênero e Raça/Etnia e a Perspectiva de Transformação Social. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 63, p. 233-242, jun2015 – ISSN: 1676-2584.

D’ALVA, Roberta Estrela. Um microfone na mão e uma ideia na cabeça – o poetry slam entra em cena. Synergies Brésil. n° 9, 2011. p.119-126.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Luiz Carlos. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1085-1114, out.-dez., 2014.

__________________. Três teses sobre as reformas empresariais da educação: perdendo a ingenuidade. Cad. CEDES [online]. 2016, vol.36, n.99, pp.137-153.

FREITAS, Marcos Cezar de; BICCAS, Maurilane de Souza. O desenvolvimento como meta e como mistificação. In: ______. História social da educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009. Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira, v. 3, p. 139-176.

GOMES, Nilma Lino e LABORNE, Ana Amélia de Paula. Pedagogia da crueldade: racismo e extermínio da juventude negra. Educ. rev. [online]. 2018, vol.34, e197406. Epub 23-Nov-2018. ISSN 0102-4698. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698197406.

SANT’ANA, Antônio Olímpio de. História e Conceitos Básicos Sobre o Racismo e Seus Derivados. In: _____. MUNANGA, K. Superando o racismo na escola. 2ª ed. Revisada. Brasília. MEC, 2005. Pag. 39-68.

Published

2020-10-13

How to Cite

Meira Leite do Prado, D. (2020). ESCOLA SEM RACISMO: EDUCAÇÃO COMO TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E RESISTÊNCIA CULTURAL NO TEMPO PRESENTE. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(5). Retrieved from https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/4335