A ASSESSORIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR PARA A EXPERIÊNCIA DA UNIOESTE

Visualizações: 723

Autores/as

Palabras clave:

Educação Superior, Assessoria Pedagógica e o pedagogo, Formação docente.

Resumen

O artigo apresenta o resultado da pesquisa que buscou investigar e compreender o processo de inserção do pedagogo, por meio das assessorias pedagógicas na educação superior, de forma particular, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Na etapa inicial, caracterizada como estado da arte buscou-se uma aproximação teórica ao tema, sem pretensão de apresentar toda a produção teórica acerca da temática. A busca à discussão da assessoria pedagógica no ensino superior nos últimos dez anos se deu no banco de teses e dissertações da CAPES. Foram localizados quatro trabalhos relevantes, uma tese e três dissertações. Na segunda fase da pesquisa foram analisados os documentos institucionais da Unioeste com vistas a identificar a presença do pedagogo e do assessoramento pedagógico. Constatou-se que apenas em 2012 houve a criação do cargo de Assessor Pedagógico, como um assessor das Direções de Campus, com atribuições limitadas e desarticuladas dos demais documentos institucionais, sem indicar que essa função seja desenvolvida, necessariamente, por pedagogos.

Biografía del autor/a

Vanice Schossler Sbardelotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Membro dos grupos de pesquisa GESFORT e RETLEE.

Jaqueline Antonello, Unioeste

Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), graduação em andamento em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e especialização em andamento em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (UNIPAR).

Citas

BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Editora UFSC, 2010.

BORGES, Liliam Faria Porto; AUTORA 1. 2018.

CAMPOS, V. T. B. Marcas indeléveis da docência no ensino superior: representações relativas à docência no ensino superior de pós-graduandos de instituições federais de ensino superior. USP, São Paulo, 2010. 304 p. Tese (Doutorado Educação). Área de Concentração: Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2012.

CORREA, G. T, RIBEIRO, V. M. B. Formação pedagógica na pós-graduação stricto sensu em saúde coletiva. Ciências saúde coletiva [online]. Rio de Janeiro, 2013a, vol.18, n.6, pp. 1647-1656.

______. A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu. Educação e Pesquisa [online]. São Paulo, 2013b, vol.39, n.2, pp. 319-334.

CUNHA, M. I. Pressupostos do Desenvolvimento Profissional Docente e o Assessoramento Pedagógico na Universidade em Exame. In. CUNHA, Maria Isabel da (orgs). Estratégias Institucionais para o Desenvolvimento Profissional Docente e as Assessorias Pedagógicas Universitárias: memórias, experiências, desafios e possibilidades. São Paulo: Junqueira & Marin, 2014.

CUNHA, T. P. S. A Ação Mediadora do Pedagogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016.

FAGUNDES, M. C. V. et al. Estratégias Institucionais para o desenvolvimento profissional docente em tempos de expansão da educação superior no Paraná. In: CUNHA, Maria Isabel da (orgs). Estratégias Institucionais para o Desenvolvimento Profissional Docente e as Assessorias Pedagógicas Universitárias: memórias, experiências, desafios e possibilidades. São Paulo: Junqueira & Marin, 2014.

FRIGOTTO, G. Educação e formação humana: ajuste neoconservador e alternativa democrática. In: GENTILI, P.; SILVA, T. T. Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

IOCOHAMA, C. H. O ensino do Direito e a separação dos eixos teórico e prático: interrelações entre aprendizagem e ação docente. USP, 2011. 319 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. São Paulo, 2011.

LAUXEN, S. L. Docência no ensino superior: revelando saberes dos professores da área da saúde da UNICRUZ/RS. 2009. 207 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, 2009.

LEMOS, D. V. S. Precarização do trabalho docente nas Federais e os impactos na saúde: o professor no seu limite. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, n. 1, p. 95-109, jan./jun. 2014.

LUZ, S. P., BALZAN, N. C. Programa de formação continuada para docentes da educação superior: um estudo avaliativo a partir dos resultados de uma tese. Avaliação, Campinas; Sorocaba: São Paulo, v. 17, n. 1, p. 11-41, mar. 2012

MARASCHIN, M. L. M. Formação continuada do professor da educação superior promovida por ações institucionais. 2012, 211 f. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

MELO, J. A coordenação pedagógica em uma instituição de ensino superior: significações constituídas pelo coordenador pedagógico sobre o seu trabalho. 2015, 110f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015.

MUSSI, A. A. Docência no ensino superior: conhecimentos profissionais e processos de desenvolvimento profissional. 2007, 294f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação). Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

QUADROS, A. L. (et al). Professor de ensino superior: o entendimento a partir de narrativas de pós-graduandos em química. Educação e Pesquisa, vol. 38, núm. 2, abril-junio, 2012, p. 389-402. Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

QUADROS, A. L. Aulas no Ensino Superior: uma visão sobre professores de disciplinas científicas na Licenciatura em Química da UFMG. 2010. 293 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, 2010.

SANTOS, M. H. A. Formação continuada de professores da UFPA: um programa institucional em debate. 2012. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Programa de Pós -Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

SANTOS, N. S. O Papel da Assessoria Pedagógica no desenvolvimento profissional de professores da Educação Superior: a realidade de uma faculdade privada da Bahia. 2015, 241f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, 2015.

SLOMSKI, V. G. Saberes e competências do professor universitário: contribuições para o estudo da prática pedagógica do professor de ciências contábeis do Brasil. RCO – Revista de Contabilidade e Organizações – FEARP/USP, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 87 - 103 set./dez. 2007.

SOARES, S. R. et al. Desenvolvimento profissional docente em cursos de Medicina: estratégias institucionais de duas universidades públicas na Bahia. In: CUNHA, M. I. (orgs). Estratégias Institucionais para o Desenvolvimento Profissional Docente e as Assessorias Pedagógicas Universitárias: memórias, experiências, desafios e possibilidades. São Paulo: Junqueira & Marin, 2014.

TORRES, Alda Roberta. A Pedagogia Universitária e suas relações com as políticas institucionais para a formação de professores da Educação Superior. 2014, 294f Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós–Graduação em Educação. Universidade de São Paulo, 2014.

UNIOESTE. Resolução N° 017/1999 – COU. Aprova o novo Estatuto da Unioeste. Cascavel, 1999. Disponível em: <http://www.unioeste.br/conselhos/docs/017_estatuto.pdf>. Acesso em: fev. de 2019.

______. Resolução N° 114/2007 – COU. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional da Unioeste – PDI. Cascavel, 2007. Disponível em: <https://www5.unioeste.br/portalunioeste/arquivos/proplan/legislacao/new/114-2007-COU.pdf>. Acesso em: fev. de 2019.

______. Resolução N° 032/1996 – COU. Aprova alteração da Estrutura Regimental da UNIOESTE. Cascavel, 1996. Disponível em: <http://www.unioeste.br/conselhos/docs/032_estrutura.pdf>. Acesso em: fev. de 2019.

______. Resolução Nº 028/2003 – COU. Aprova o Regimento Geral da Unioeste. Cascavel, 2003. Disponível em <https://www5.unioeste.br/portalunioeste/publicacoes/2016/provou/003.pdf>. Acesso em: fev. de 2019.

______. Resolução Nº 116/2012 – COU. Aprova a criação da Assessoria Especial de Direção dos campus da Unioeste. Cascavel, 2012. Disponível em: <https://midas.unioeste.br/sgav/arqVrtConteudo/download?arqCntCodigo=2621>. Acesso em: fev. de 2019.

______. Resolução Nº 270/2007 – CEPE. Aprova o Projeto Político-Pedagógico Institucional – PPPI da Unioeste. Cascavel, 2007. Disponível em: <http://projetos.unioeste.br/avaliacaoinstitucional/files/avaliacao_institucional/legislacao/institucional/PPPI_Res_n_270_2007_CEPE.pdf>. Acesso em: fev. de 2019.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA – UEL. Resolução CEPE/CA 093/2011, Londrina, 2011. Disponível em: <http://www.uel.br/cpa/arquivos/2011-2014/Anexo-5-B-Regulamento.pdf.>. Acesso em: 20 de fev. de 2015.

http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/resolucoes/2011/resolucao_93_11.pdf

ZABAMZA, M.; VITÓRIA, M. I. C. Una cuestión previa: ¿centralidade o marginalidad em la universidad? In: ZABANZA, M.; MENTGES, M.; VITORIA, M. I. C. Engagement na educação superior: conceitos, significados e contribuições para a universidade contemporânea. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018.

ZAIDAN, S. et al. Pós-graduação, saberes e formação docente: uma análise das repercussões dos cursos de mestrado e doutorado na prática pedagógica de egressos do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG (1977-2006). Educação em Revista, Belo Horizonte, v.27, n.01, p.129-160, abr. 2011.

Publicado

2020-10-13

Cómo citar

Sbardelotto, V. S., & Antonello, J. (2020). A ASSESSORIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR PARA A EXPERIÊNCIA DA UNIOESTE. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(5). Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/3833