A ASSESSORIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR PARA A EXPERIÊNCIA DA UNIOESTE

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Autores/as

Palabras clave:

Educação Superior, Assessoria Pedagógica e o pedagogo, Formação docente.

Resumen

O artigo apresenta o resultado da pesquisa que buscou investigar e compreender o processo de inserção do pedagogo, por meio das assessorias pedagógicas na educação superior, de forma particular, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Na etapa inicial, caracterizada como estado da arte buscou-se uma aproximação teórica ao tema, sem pretensão de apresentar toda a produção teórica acerca da temática. A busca à discussão da assessoria pedagógica no ensino superior nos últimos dez anos se deu no banco de teses e dissertações da CAPES. Foram localizados quatro trabalhos relevantes, uma tese e três dissertações. Na segunda fase da pesquisa foram analisados os documentos institucionais da Unioeste com vistas a identificar a presença do pedagogo e do assessoramento pedagógico. Constatou-se que apenas em 2012 houve a criação do cargo de Assessor Pedagógico, como um assessor das Direções de Campus, com atribuições limitadas e desarticuladas dos demais documentos institucionais, sem indicar que essa função seja desenvolvida, necessariamente, por pedagogos.

Biografía del autor/a

Vanice Schossler Sbardelotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Membro dos grupos de pesquisa GESFORT e RETLEE.

Jaqueline Antonello, Unioeste

Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), graduação em andamento em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e especialização em andamento em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (UNIPAR).

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Publicado

2020-10-13

Cómo citar

Sbardelotto, V. S., & Antonello, J. (2020). A ASSESSORIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR PARA A EXPERIÊNCIA DA UNIOESTE. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(5). Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/3833