Educação e Tecnologia
atuação de professores(as) em tempos de pandemia da Covid-19
Visualizações: 421DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v6i11.6932Palabras clave:
Educação, Tecnologia, DossiêResumen
Há algum tempo as tecnologias vêm ganhando espaço no contexto educacional e principalmente, nestes últimos anos elas passaram a compor a vida escolar em diversos níveis, da educação básica ao ensino superior. É com essas tecnologias e por meio dela, que escolas e Instituições de Ensino Superior (IES) mantiveram seu calendário escolar e acadêmico, oferecendo a continuidade do ensino pelo mundo. Contudo, as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) tiveram início anos de 1960 e 1970 e surgiram para modificar a interação e comunicação das pessoas pelo mundo, trazendo não somente uma mudança social, mas também anunciando como o acesso ao conhecimento se transformaria (DOMINICK; ALVES, 2018).
A pandemia do Coronavírus (COVID-19) modificou a forma de comunicação no mundo, para mitigar as contaminações, escolas e IES foram fechadas e o ensino passou a ser ofertado por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), de escolha das instituições de ensino. As salas de aulas foram substituídas por salas virtuais e tanto docentes como estudantes precisaram se reinventar do dia para noite (SILUS; FONSECA; JESUS, 2020).
Com a chegada do Coronavírus e a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), as tecnologias de informação se tornaram essenciais. Nos últimos anos, o mundo digital e a acessibilidade às tecnologias digitais passaram a ser utilizadas em escalas exponenciais e as TICs, a ser denominadas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Entretanto, o uso das TDICs não pode estar desconectado de um bom direcionamento pedagógico, ou seja, existe a necessidade da elaboração de políticas públicas no Brasil para acelerar o processo de inclusão digital nas escolas, que incluem ações como: melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem por meio das TDICs; promover uma educação científica e tecnológica e possibilitar a criação de um ecossistema de inovação por meio das tecnologias (SILVA, 2011). Tais ações vinham sendo organizadas, mas as políticas principalmente nas Instituições de Ensino, que oferecem cursos exclusivamente na modalidade presencial, ainda estavam longe de chegar ao que estamos vivendo hoje, uma educação mais híbrida...
Citas
DOMINICK, Rejany dos S; ALVES, Walcéa B. Inclusão Digital e Inovação Pedagógica: Diálogo Necessário. RIAEE–Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Araraquara (SP), v. 13, n. esp. 2, p. 1334-1358, set. 2018. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11647
MOREIRA, José Antônio M.; HENRIQUES, Suzana; BARROS, Daniela. Transitando de um Ensino Remoto Emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de Pandemia. Dialogia. São Paulo, n. 34, p. 351-364. jan-abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123
SILUS, Alan; FONSECA, Angelita L. C; JESUS, Djanires L. N. de. Discursos pedagógicos em “nuvens”: olhares ao trabalho docente na educação superior com o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Em: INTERLETRAS, Dourados V. 9, Edição número 32, Outubro - 2020/março - 2021 - p 1 – 18. DOI: https://doi.org/10.29327/214648.9.32-11
SILVA, Ângela C. Educação e Tecnologia: entre o discurso e a prática. Ensaio. Rio de Janeiro, v. 19, n. 72, p.527-554, jul-set. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362011000400005
UNESCO. Metade dos Alunos fora da Escola não têm Computador em Casa. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3kKt39t. Acesso: ago-2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).