RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA: A FIGURA DO COORIENTADOR NA MOBILIDADE DISCENTE
Visualizações: 34DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v10i16.8588Palabras clave:
Cooperação internacional, Relato de experiência, Mobilidade discenteResumen
A finalidade deste trabalho intitulado “Relato de uma Experiência: a figura do coorientador na mobilidade discente” é partilhar a nossa experiência, no quadro do Protocolo de Intenções, entre a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPE-Bengo), que institucionaliza relações acadêmicas à sombra das quais nos pronunciamos na condição de coorientadores que, a partir de Angola onde a aluna da UEMS realizou seu estágio, procuramos (re)laborar o itinerário de ações que nessa posição ditaram a nossa atuação, auxiliando e cooperando com ela para concretização dos objetivos traçados em seu projeto.
Citas
ALBUQUERQUE-COSTA, Heloisa et ali. Ensino e aprendizagem de Línguas em Contexto Universitário: metodologia, formação de professores e programas de ensino. São Paulo: FFLCH, USP, AUF: Humanitas, 2021.
CAMPOS, Iris Isis Rowena. Relatório de Atividades da Bolsa de Extensão Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX, Divisão de Extensão – PROEC. Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Bacharelato em Letras Modernas. Campo Grande, 2023.
COSTA, Lucilene Soares da. A Internacionalização Acadêmica entre Angola e Brasil. Relatório Final de Pós-Doutorado, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2021.
ESPE-Bengo. Comunicado Final. III Conferência Internacional de Extensão Universitária em Angola & II Seminário metodológico Integrador Angola-Brasil. Caxito, 13 de maio de 2021.
Protocolo de Intenções entre a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPB). Brasil, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).