Ensino remoto na disciplina Competência em Serviço Social
relato de experiência
Visualizações: 217DOI :
https://doi.org/10.61389/rbecl.v6i11.6193Mots-clés :
Ensino remoto, Competência profissional em serviço social, aprendizagem.Résumé
A pandemia da COVID 19 obrigou a sociedade ao distanciamento social como uma das formas seguras de prevenção, esta nova realidade no ensino superior impulsionou experiências educativas importantes no curso de serviço social com a disciplina intitulada: competência profissional em serviço social, a utilização de ferramentas tecnológicas inovadoras e o ensino remoto síncrono emergencial transitaram no ensino de conceitos e de reflexões acuradas durante o semestre nesta disciplina. Objetiva-se neste artigo relatar a experiência nesta modalidade de ensino e as estratégias metodológicas utilizadas que proporcionaram dinamicidade e inovação.
Palavras-chave: Ensino remoto, Competência profissional em serviço social, Ensino.
Références
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos e escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.
ALMEIDA, Milton José de. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 1994
ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo, 2020.
BATISTA, C. V. M. Fundamentos e metodologia para o ensino fundamental. Londrina: UNP, 200
DANTAS, H. (1992) Afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon, em La Taille, Y., Dantas, H., Oliveira, M. K. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial Ltda.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
Gadamer, Hans-Georg. Verdad y método. Fundamentos de una hermenéutica filosófica. 3ª edição 1988. Salamanca: Ediciones Sígueme.
KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Marx no século XXI. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
RIBEIRO, ELISA ANA. Alfabetização como processo discursivo. http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/tecnologia-digital acesso: 17. maio.2021.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Trad. Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005.
MORAN, J. M. Mudar a forma de aprender e ensinar com a Internet. In: Salto para o futuro: Tv e Informática na Educação. Brasília: MEC, SEED, 1998.
____________ BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 15 ed. Campinas: Papirus, 2009.
SILVA, Mozart Linhares da. A urgência do tempo: novas tecnologias e educação contemporânea. In: (org.) Novas Tecnologias: educação e sociedade na era da informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
UNESCO. Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem. Brasília: UNESCO, 2016. Disponível em: Acesso em: 16 jul. 2018
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico - elementos metodológicos para elaboração e realização, 7 ed. São Paulo: Libertad, 2000.
ZARDO Paola; MUSSI Quadrado Andrea; SILVA Lima Juliano. Tecnologias digitais no processo de projeto contemporâneo: potencialidades e desafios à profissão e à academia. Ambient. c
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).