PROTOCOLO DE LEITURA EM TELA: ANÁLISE DE LEITURAS REALIZADAS EM SUPORTE DIGITAL
Visualizações: 490Parole chiave:
Leitura, Protocolo de leitura, Leitura em tela.Abstract
As reflexões relacionadas aqui resultam do trabalho basilar com protocolos de leitura, sob os postulados de Leffa (1996) e, simultaneamente, das necessidades de intervenção quanto à leitura dos estudantes mediante a presença das tecnologias digitais nos diferentes contextos sociais, pois, conforme muda o suporte, reconfiguram-se os atos de leitura. A intenção do trabalho consistiu em identificar as estratégias que estudantes mobilizam na compreensão leitora, assim como, entender os processos que envolvem a leitura na tela do computador, notebook, smartphones, tablets, e demais recursos da cultura digital. Portanto, foi possível analisar, no contexto de quatro alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola estadual, suas habilidades de processamento cognitivo durante a leitura de quatro textos em suporte digital e perceber os recursos mobilizados para a compreensão mediante leitura realizada, por isso se enquadra como pesquisa realizada em sala, de cunho social e qualitativo, sob a perspectiva postulada por Bortoni-Ricardo (2008). Os resultados mostram que a leitura, nas interfaces digitais, pode ser mais bem explorada em sala de aula. Quando se trata de ler em tela, os processos metacognitivos necessários à interpretação dos textos que leem ainda não são conhecidos pelos estudantes. Embora alguns consigam desenvolver a leitura e reconhecer do que trata o texto, não sabem as estratégias que mobilizaram para a compreensão que fazem. Portanto, entende-se que os protocolos de leitura em tela podem ser importantes para que reflitam sobre a leitura e utilizem de estratégias que proporcionem entendê-la criticamente.
Riferimenti bibliografici
COSCARELLI, Carla Viana. Alfabetização e letramento digital. In: COSCARELLI, Carla; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2011.
_______ ; RIBEIRO, Ana Elisa. Leitura: um processo cada vez mais complexo. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 45, n. 3, p. 35-42, jul. /set. 2010.
DAVIS, Claudia; NUNES, Mariana M. R.; NUNES, Cesar A. A. Metacognição e sucesso escolar: articulando teoria e prática. Cadernos de pesquisa, v. 35, n. 125. p. 205 – 230, maio/ago. 2005.
LEFFA, Vilson. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre, RS: Sagra-Luzzatto, 1996.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. (Tradução de Carlos Irineu Costa). São Paulo: Ed. 34, 1999.
NOVAIS, Ana Elisa. Proposta de modelo de leitura para interfaces gráficas do computador. Letrônica, v. 2, n. 1, p. 123-137, julho 2009.
RIBEIRO, Ana Elisa. Navegar lendo, ler navegando. Aspectos do letramento digital e da leitura de jornais. 2008. Tese. (Doutorado em Estudos Linguísticos). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
_______. Ler na tela: letramento e novos suportes de leitura e escrita. In: COSCARELLI, Carla; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2011.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos: escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2012.
VIEIRA, Josenia. Introdução à multimodalidade: contribuições da gramática sistêmico-funcional, análise de discurso crítica, semiótica social. Brasília, DF: J. Antunes Vieira, 2015.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).