Chamada pública para compor dossiê: Materiais Didáticos, Textos Escolares, Diversidades & Inclusão

2022-12-19

As mudanças sociais que hoje em dia ocorrem levam-nos a situações paradoxais na mesma realidade. Por um lado, a globalização ameaça as próprias culturas e, especialmente, as minoritárias, a serem substituídas por correntes hegemônicas e homogeneizadoras. Por outro, os movimentos migratórios atuais mobilizam milhões de pessoas, cujas origens culturais, sociais e étnicas são muito variadas, uma vez que mesmo grupos sociais e culturais com pouca tradição migratória têm sido incorporados a esse processo.

Nesse contexto, as comunidades mostram-se cada vez mais multiculturais/ pluriculturais, em que famílias híbridas ou mistas tornam-se cada vez mais frequentes. Toda essa situação gera novas realidades sociais que têm um impacto direto em todos os elementos dos processos de ensino e aprendizagem. No âmbito das discussões sobre diversidades e inclusão, as análises em torno de materiais didáticos e textos escolares têm obtido centralidade em escala mundial.

Assim, há cada vez mais pesquisas que se debruçam sobre as representações difundidas por livros e outros materiais utilizados em ambientes escolares. Contudo, percebe-se, também, um certo desgaste no conjunto de trabalhos acadêmico-científicos, que se expressa tanto na forma como são interpelados os livros didáticos e textos escolares, quanto na natureza das constatações e conclusões oferecidas por esses estudos, que talvez não satisfaçam as necessidades das sociedades multiculturais/ pluriculturais.

 

Organizadores da Chamada aberta para os Volumes I e II:

Prof.ª Dr.ª Maria Montserrat Castro Rodríguez – Universidade da Coruña/ Galícia, Espanha

E-mail: maria.castror@udc.es

Prof. Dr. Giovani José da Silva – Universidade Federal do Amapá (Unifap)/ Brasil

E-mail: giovanijsilva@hotmail.com

Prof.ª Dr.ª Maria Filomia – Università degli Studi di Perugia/ Itália

E-mail: maria.filomia@unipg.it

 

A submissão para o Volume I deve ser encaminhada de dezembro/2022 a abril de 2023 com previsão de publicação em junho de 2023 e para o Volume II de dezembro/2022 à setembro de 2023 com previsão de publicação em dezembro de 2023.

Consulte as diretrizes de submissão no site da Revista:

https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/about/submissions

Conselho Editorial da RBECL - Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Unidade Universitária de Campo Grande

https://www.facebook.com/rbecluemscg

Contato: rbecl@uems.br