CARTOGRAFIA DO CONTEMPORÂNEO: PAISAGEM DO FIM E DO NOVO?
Visualizações: 499Palavras-chave:
Contemporâneo, Modernidade, Pós Modernidade, Lipovetsky, Maffesoli.Resumo
O artigo teve como objetivo cartografar sobre o Contemporâneo, operando pelo método cartográfico deleuziano, um primeiro mosaico constituído por diferentes pensadores. Posteriormente foram reunidos em chaves interpretativas para colaborar com uma visão caleidoscópica sobre o tema, sem se prender a uma única perspectiva, ou seja, reafirmando que existem diversos contemporâneos co-existindo. Nesse artigo, optou-se em aprofundar na primeira chave interpretativa desenhada, em que reuniu-se autores, como Baudrillard, Maffesoli e Lipovestky. Guardadas as devidas diferenças entre eles, aqui esses pensadores foram aglutinados pois consideram o contexto do contemporâneo como um processo de transição, em que se fecharia um processo tipicamente moderno para se encaminhar a outro, com novas marcas, como o hiperindividualismo e o tribalismo. Dessa forma, ao contemplar de modo cartográfico e aberto sobre o tempo de hoje, não se arrisca a cair em armadilhas deterministas, saltando entre pólos pessimistas ou otimistas sobre o que se vive no contemporâneo, possibilitando uma postura intempestiva sobre a vida, reafirmando-a como um acontecimento aberto e plural.
Referências
AGAMBEM, A. O que é o Contemporâneo?:e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
ALMEIDA e SANTOS ( Orgs). O cinema como itinerário de formação. SP : Ed Képos, 2011.
BALENCO, P; PINTO, E.C. A globalização e o aprofundamento da integração capitalista: desdobramentos em torno dos conceitos de Estado nação, Império e do novo imperialismo In: IZERROUGENE, B. (Org.). Ensaios Econômicos - atualidades socioeconômicas. Salvador: EDUFBA, 2006, p. 59-90.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. RJ: Ed Zahar, 1999 a.
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. RJ: Ed Zahar, 2001.
BAUDRILLARD, J. Simulacros e Simulações. RJ: Ed Relógio d água, 1991.
CHARLES, S. O individualismo paradoxal: Introdução ao pensamento de Gilles Lipovestky. 2004. IN LIPOVETSKY, G. Os tempos hipermodernos. Trad. Mario Vilela. SP: Ed Barcarolla, 2004.
CHESNAIS, François. A Mundialização do Capital. São Paulo: Ed Xamã, 1996.
COSTA, L.A; FONSECA, T.M.G. Do contemporâneo: o tempo na história do presente. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 59, n. 2, pp110-119,dez/2007.Disponível<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672007000200002&lng=pt&nrm=iso>, acesso em 01 fev. 2014.
DELEUZE & GUATTARI. Mil Platôs: Capitalismo esquizofrenia, vol 1. Trad. de Aurélio Guerra e Célia Pinto Costa. RJ: Ed 34, 1995.
FRIDMAN, L. Vertigens Pós Modernas: configurações institucionais contemporâneas. RJ: Ed Relume Dumará, 2000.
KASTRUP, V. O funcionamento da atenção no trabalho do cartográfo. IN KASTRUP, PASSOS e ESCOSSIA (orgs.) Pistas do Método da Cartografia: pesquisa-intervencão e produção de subjetividade. Porto Alegre: Ed Sulina, 2014.
LIPOVETSKY, G. Era do Vazio: Ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Trad. Therezinha Monteiro Deutsch. SP: Ed Manole, 2005.
________________. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Trad. Maria Lucia Machado. SP: Companhia de Bolso, 2009.
LIPOVETSKY e SERROY. A tela global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre: Ed Sulina. 2009.
_______________________. A Cultura-Mundo: resposta a uma sociedade desorientada. SP: Ed Cia das Letras, 2011.
MAFFESOLI, M. O Tempo das Tribos: O declínio do individualismo nas sociedades de massa. Trad. Maria de Lourdes Menezes. RJ: Ed Forense Universitária, 2006.
___________________ O ritmo da vida: variações sobre o imaginário pós moderno. Traducão Clóvis Marques. RJ: Record, 2007.
MAIORINO, F. O contemporâneo através do cinema: o olhar distópico, o ilusório e o trágico. 2018. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
PASIN, E. Michel Maffesoli: Una Teoría Sociológica Pós Moderna. RIPS, Revista de Investigaciones Políticas e Sociológicas, Compostela, Espana.v. 8, n. 2, 2009, pp 9-16, 2009.
RUFFEL, Lionel. “Qu’est-ce que le contemporain?” Vox-poetica. Disponível em: <http://www.vox-poetica.org/t/articles/ruffel2010.html>. Acessado em: 31/07/ 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).